Pular para o conteúdo

Jovens encerram ciclo de trabalho com apresentação de soluções criativas em Pitch Final

Participantes do Programa Educacional apresentam resultados de  projetos elaborados a partir de necessidades reais do mercado de trabalho.

Nos últimos dias 29 e 30 de novembro, os participantes do Programa Educacional realizaram o Pitch Final dos Projetos, que marca a conclusão de um ciclo de intenso trabalho ao apresentarem os trabalhos desenvolvidos nas Oficinas Criativas de Soluções (OCS) e na Oficina de Empregabilidade. Durante o encontro, a turma do primeiro ano de formação expôs 16 soluções criativas, enquanto os 62 jovens do segundo ano compartilharam seus planos de carreira.

Os projetos apresentados não apenas demonstraram criatividade e engenhosidade dos jovens frente a problemas reais que os cercam na sociedade, mas também evidenciaram um alinhamento necessário  com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Temas como acesso ao mercado de trabalho, empreendedorismo, postura profissional, equidade racial, acessibilidade e igualdade de gênero foram elaborados       ao longo do ano, culminando em propostas concretas e impactantes.

A mostra final dos projetos assume um papel crucial nessa abordagem, pois é nesse momento que os jovens materializam os esforços e dedicação de um ano repleto de aprendizados. O evento também destaca a importância do Pitch, como uma etapa e ferramenta fundamental para a formação profissional dos jovens. Ao exporem suas ideias de maneira clara e coesa, trabalhando em grupo, recebendo feedbacks e demonstrando segurança, os participantes adquirem habilidades cruciais de comunicação, essenciais para o ambiente profissional.

As diferentes equipes percorreram uma jornada que envolveu as fases desde a ideação até a implementação. Essa jornada, orientada por Consultores Técnicos e profissionais      voluntários, foi encerrada com a apresentação para uma banca composta por representantes de empresas parceiras, membros da Diretoria e do Conselho do Instituto Reciclar. Este momento não só marcou o encerramento do ciclo, mas também serviu como etapa de avaliação e celebração.

A metodologia do Programa é fundamentada em atividades práticas que proporcionam aprendizado real, capacitando os jovens não apenas como indivíduos, mas como agentes multiplicadores de transformação. O foco está na formação concisa e de qualidade, visando ampliar a visão dos participantes sobre vocação, habilidades e interesses, conectando-os às tendências do mundo do trabalho e da sociedade.

Tal experiência gerou  soluções impactantes para os desafios do mundo do trabalho, além de promover o amadurecimento comportamental dos jovens, contribuindo para sua formação integral e preparação para o mercado de trabalho.

Confira a seguir cada um dos 16 projetos desenvolvidos: