Pular para o conteúdo

Quem Somos

QUEM SOMOS

LEIA O NOSSO
ESTATUTO SOCIAL AQUI

Em 1995, um grupo de executivos uniu-se em prol de um ideal comum: realizar um programa transformador que fosse economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Dessa combinação nasceu o Instituto Reciclar, organização sem fins lucrativos que atua para promover a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da qualificação profissional, conexão com o mercado de trabalho e compartilhamento de nossa expertise.

Em 2017, em conexão permanente com a inovação, reformulamos nosso Programa Educacional, desenvolvendo uma metodologia em parceria com a Comunidade Educativa (CEDAC). Voltado para a construção de uma trajetória de vida pautada pelo protagonismo e por uma atuação responsável na sociedade, nosso modelo educativo combina o desenvolvimento de competências socioemocionais com qualificação técnica e apoio à empregabilidade.

Nós acreditamos que a educação é fundamental para a construção de um país justo e com oportunidades para todos. Assim, em 2022 demos início ao nosso Programa de Apoio à Universidade, apoiando jovens formados pelo nosso Programa Educacional a darem continuidade a seus estudos e ingressarem no ensino superior.

Também atuamos como catalisador de conhecimento, compartilhando nossa expertise técnica em diversas áreas do saber educacional. Com nossos Programas de Multiplicação, ampliamos nosso impacto atuando em rede para que mais jovens possam se beneficiar do saber construído pelo Instituto ao longo de nossa trajetória.

Nosso Propósito é Desenvolver potenciais. Inspirar transformações sociais

VISÃo


Ser referência na formação humana e profissional de jovens, contribuindo para a construção de um país justo e com oportunidades para todos.

MISSÃO


Desenvolver jovens para empreender na vida, no trabalho e na comunidade por meio de um modelo educativo inovador, qualificação técnica e apoio à empregabilidade.

VALORES


Transparência | Espírito colaborativo | Disposição para inovar | Respeito à singularidade | Trabalho em rede

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trabalhamos pelo desenvolvimento sustentável do país e acreditamos em orientar nossa atuação pelo compromisso de promover a transformação social. É por isso que somos signatários do Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países. Além disso, nossa estratégia está alinhada com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos, em 2015, pela Organização das Nações Unidas. Ao todo, são 17 Objetivos, e a partir da nossa missão, nos dedicamos a cumprir cinco deles em particular.

Objetivo 1 
Erradicação da Pobreza:

Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares.

Objetivo 4
Educação de Qualidade:

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5
Igualdade de Gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 8
Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.

Objetivo 10
Redução da Desigualdades

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

QUEM FAZ O RECICLAR

Para conduzir a formação de jovens transformadores, o Reciclar conta com a energia e a dedicação de uma equipe qualificada, potente, motivada e comprometida com resultados.

Conselho de Administração

Cassio Casseb

Presidente do Conselho de Administração e Fundador do Instituto Reciclar

Cássio Casseb  nasceu em São Paulo, é casado e tem duas filhas. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, trabalhou no Banco de Boston, BFB, Banco SRL, Citibank e foi presidente da Credicard, do Banco do Brasil, da Coimbra (Dreifus Commodities) e do Grupo Pão de Açúcar. Foi conselheiro da Andima, Mastercard (América Latina), Vicunha, Fibra, Brasil Telecom (Solpart), Banco do Brasil, BBdtvm, Febraban, Visa (América Latina), Brasilprev, Aliança do Brasil,  Localiza, Fiesp (Conselho Superior de Economia), Coca-Cola (Retail América Latina), Sadia, Grupo Jereissati (Shoppings Iguatemi e Jereissati Participações), Netshoes (representando a Temasek Intl), Cetip, Smiles SA, Lojas Marisa, Mobly S.A e Senior Advisor da Temasek, Banco Morgan Stanley (no Brasil) e Principal Financial Group. Atualmente é Membro do Conselho de Administração da BBCE – Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (e Coordenador do Comitê de Governança) e do Instituto de Reciclagem do Adolescente, além de Senior Advisor da Lexington Partners.

demais membros

Alda Pereira de Araújo
Altamiro Boscoli
Álvaro de Souza
Francisco Vidal Luna
João Ayres Rabêllo Filho
João Flávio Ramos Alves
João Pinheiro Nogueira Batista
Jorge Soares
José Guimarães Monforte
Maercio Soncini
Maria José Tonelli
Matiko Kume
Natalisio Almeida
Priscila Pasqualin
Regina Lichtenstein

Conselho Fiscal

Ademir Pautasso Nunes
José Carlos Nunes de Oliveira
Luiz Antonio Soares
Rui Fernando Ramos Alves

Comitê de Educação

Beatriz Garcia
Marília Ramos Centurion
Roberto Campos de Lima

Comitê de Sustentabilidade

Ana Karina Bortoni
Cinthia Spanó
Eduardo Marchiori Eckersdorff
Felipe Safatle
José Eduardo Vaz Guimarães
Maria Luiza Lage de Mattos Levi
Olavo Dietzsch
Roberta Lippi

Diretoria de Governança

Nossos diretores são nomeados pelos conselheiros e exercem a função como voluntários.

Fábio A. Amorosino

Diretor Presidente

Administrador Financeiro formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) com especialização em Finanças, Contabilidade e Empreendedorismo e MBA pela William E. Simon Graduate School of Business Administration. Trabalha a 33 anos no mercado financeiro sendo hoje Presidente Executivo do Conglomerado Financeiro ALFA, com passagem pelos bancos ING Barings e Citibank NA. Hoje atua como membro da Diretoria Executiva da FEBRABAN e membro do Conselho da ABBC – Associação Brasileira dos Bancos Comerciais ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento.

Thiago de Carvalho

Diretor Jurídico

Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP. Graduado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito do Trabalho na Pós-graduação da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGVLaw). Professor convidado na Especialização da FACAMP e assistente no Programa de Pós-graduação em Direito da PUC/SP (mestrado e doutorado. Autor do livro “A inovação tecnológica no ambiente de trabalho” (Ed. Lumen Juris, 2015) e de diversos artigos na área do Direito.

CARLOS GUILHERME NOSÉ

Diretor de Empregabilidade

Com mais de 20 anos de experiência executiva, Carlos Guilherme é CEO e sócio do Ecossistema FESA Group . É graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, fundador e apoiador do Instituto FESA C.R.O.M.A, e membro da Young Presidents’ Organization (YPO).

Alan Chusid

Diretor Financeiro

Administrador de Empresas formado pela ESPM SP. Empreendedor em diversos segmentos, se especializou nos últimos 10 anos em Fintechs (startups que oferecem soluções do mercado financeiro), sendo co-fundador da Neon Pagamentos. Posteriormente fundou a Spin Pay, vendida ao Nubank e rebatizada de NuPay. Fundou empresas de outros segmentos, como Naked Nuts e Linus.
Hoje está à frente da A2 Capital, empresa focada no desenvolvimento de startups.

Márcio Teschima

Diretor de Inovação

Integrante de Conselho Consultivo de empresas desde 2012, mentor de Startups e Scaleups desde 2016, ex-mentor Endeavor e integrante do Grupo de CTOs da Endeavor. Empresário e fundador da Fourcicle, startup com foco em transformação digital. Com experiências internacionais no Japão e EUA, MBA Executivo na FIA, e com módulo Internacional em Negócios pela Universidade de Columbia e Stern. Pós-Graduado em Gestão de Projetos, Vanzolini-USP, Qualidade pela faculdade de Fukui no Japão e BPO (Terceirização de Processos de Negócios) pela IAOP em Nova Iorque.

Renata Schiavone

Diretora de Educação

Formada em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista. Em sua carreira, esteve na Apple nas áreas de marketing e educação, em ONGs como Safe Kids Brasil e Museu da Pessoa na área da sustentabilidade. É educadora, empreendedora e especialista em Aprendizagem de Adultos e no desenho de soluções educacionais de alto impacto para empresas e seus profissionais, com destaque para as Human e Business Skills. Atualmente é Chief Learning Officer e Cofounder da TrIllio, uma startup de educação, Mãe do jovem Kenzo.

Equipe

Carlos henrique lima

Diretor Executivo

Antes de ingressar no Instituto Reciclar, Carlos atuou como diretor de desenvolvimento institucional no CEAP e na Alfasol – Alfabetização Solidária, liderando o trabalho das organizações nas frentes de projetos, parcerias, relações institucionais e governamentais. Anteriormente, Carlos trabalhou no setor financeiro, atuando como head de Sustentabilidade e Relações Governamentais para o MBK Capital e também teve passagem pela Ambev.
Com especializações de Marketing e Negócios pela ESPM, Negócios de Impacto pelo Insper, Governança de Organizações Sociais pela Harvard Business School e graduado em História pela PUC-SP. 

Administrativo/Financeiro

Jaqueline das Virgens
Cleyson Brito
Viviane de Jesus do Nascimento
Daiane da Silva dos Santos
Maria das Neves Amador Umbelino
Ana Paula Pereira Felix
Edilaine de Souza Santos
Gleydson Aparecido de Brito
Maria Mislene Pereira da Silva
Maria José dos Santos
Rosilene Teodora Batista de Sousa
Eleilde Barbosa Santos
Danilo Santos Manzoli

ASSISTENTE SOCIAL

Luciano Rodrigues de Lima

Educacional

Rafael de Souza Villares
Natália Rosa Muniz Sierpinski
Ciro Gustavo Barbosa de Oliveira
Débora Praxedes de Souza
Evandro Nogueira Santana Junior
Flávia de Pinho
Jenifer de Jesus Brito
karoline Barbosa Beretta
Luísa Handro

Maria Beatriz Calaresi
Vivian Lavander Mendonça
Paulo Henrique Yaekashi
George Victor Carvalho Lopes
Giovana Gatto Nogueira
João Armando Fabbro

Desenvolvimento Institucional

Elisa Lima Villaméa Cotta
Isadora Bonetto Ferrari
Vitor Eduardo Dumont Ferreira

Projetos, Mentoria e Empregabilidade

Larissa Ferreira
Bruna Cristina Correia Porto
João Pedro Viana Correa
Jaqueline Schneider Gomes
João Vitor Naldi dos Santos

COMUNICAÇÃO

Marina Martins Cipolla
Jéssica Figueiredo
Thainá Oliveira de Sousa

PREMIAÇÕES E RECONHECIMENTOS

Ao longo da nossa trajetória, o Instituto Reciclar vem sendo reconhecido por uma série de prêmios que valorizam o trabalho realizado junto aos jovens.

Somos uma das 100 Melhores ONGs de 2023

CONTATO

Av. Presidente Altino, 973
Jaguaré – São Paulo, SP

Telefone: (11) 3768-3607
E-mail: reciclar@reciclar.org.br

Horário de Atendimento 
Segunda a Sexta: 
8h00 – 18h00

NEWSLETTER

Fique por dentro! Cadastre seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e informações sobre a gente!

    SIGA A GENTE

    SELOS E PREMIAÇÕES

    Selos e premiações