Pular para o conteúdo

PROGRAMA EDUCACIONAL

Desde 2017, a nossa metodologia de formação de jovens está baseada em atividades que promovem o aprendizado na prática, a partir de situações reais. A estratégia é investir em uma formação concisa e de qualidade para que os atendidos pelo programa se tornem agentes multiplicadores de transformação. 
 
O nosso maior objetivo é ampliar a visão dos jovens sobre vocação, habilidades e interesses, além de conectá-los às tendências do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Trabalhamos para formar jovens criativos, proativos e protagonistas de suas histórias.
 
Ao todo, são três anos de Programa, incluindo mentoria e empregabilidade, o que proporciona ao jovem o acompanhamento de um profissional para apoiá-lo nos primeiros desafios do mercado de trabalho.

Para chegar a estes resultados, o Programa Educacional se sustenta em seis grandes pilares:

Oficinas Criativas de Soluções

Propicia o aprendizado por meio da gestão de projetos, tendo problemas reais como ponto de partida, com o objetivo de formar os jovens dentro da realidade do mundo do trabalho.

Projeto de Vida

Estimula a reflexão sobre os sonhos pessoais e profissionais traçando metas para alcançá-los e escolhendo uma carreira para seguir.

Oficinas de Suporte

Promovem o desenvolvimento de competências e habilidades sociemocionais e cognitivas, bem como a elevação dos níveis educacionais em português, inglês, matemática, raciocínio lógico, tecnologia, audiovisual, entre outros.

Curso Técnico

A partir do projeto de vida desenhado no primeiro ano do programa, o jovem inicia sua formação técnica, junto a escolas de referência, em sua área de interesse, totalmente custeado pelo Reciclar.

Mentoria

Conecta profissionais experientes aos jovens atendidos pelo Reciclar, apoiando o jovem a enfrentar os desafios da entrada no mercado de trabalho por meio do desenvolvimento de soft skills relevantes para essa nova fase da vida.

Apoio à Empregabilidade

Possibilita a colocação do estudante ou recém-formado junto ao mercado de trabalho, através de empresas parceiras em funções que correspondam ao curso técnico realizado.

Conheça a jornada do jovem 
do Programa Educacional:

OFICINAs CRIATIVAs DE SOLUÇÕES

Propicia o aprendizado por meio da gestão de projetos, tendo os problemas reais da comunidade como ponto de partida, com o objetivo de aproximar os jovens da realidade do mundo do trabalho.

PROJETO DE VIDA

O jovem é estimulado a refletir sobre o que deseja para a sua vida, incluindo a carreira que quer seguir. Com o apoio dos educadores, começa a traçar seus planejamentos pessoal e profissional.

OFICINAS DE SUPORTE

Atividades pensadas para desenvolver novas habilidades dos jovens e aprimorar seus conhecimentos nas competências de português, matemática, tecnologia, audiovisual, inglês e atividades especiais, sempre com experiências práticas.

CURSO TÉCNICO

A partir do Projeto de Vida desenhado no primeiro ano do programa, o jovem inicia sua formação técnica nas escolas de referência, em sua área de interesse, totalmente custeada pelo Reciclar.

MENTORIA

Início do programa que conecta profissionais experientes aos jovens. O mentor apoiará o jovem em suas escolhas e desafios profissionais, por meio de uma plataforma de autoconhecimento desenvolvida pelo Instituto.

OFICINAs de Empregabilidade

Por meio da ampliação do repertório de conteúdos específicos sobre conhecimento do mercado de trabalho, empresas e áreas de atuação, a Oficina utiliza a metodologia de projetos baseada no Design Thinking, partindo do problema da inserção profissional nas áreas de formação técnica.

PROJETO DE VIDA

Novas questões e desafios, especialmente relacionadas à inserção no mercado de trabalho, são discutidas na Oficina de Projeto de Vida.

OFICINAS DE SUPORTE

Tem como premissa contribuir para a formação do jovem, assegurando o bom desempenho na sua formação técnica.

CURSO TÉCNICO + MENTORIA

Próximo da formação técnica, o jovem continua o programa de Mentoria.

APOIO A EMPREGABILIDADE

O Reciclar conecta o jovem às oportunidades no mercado de trabalho, que recebe profissionais engajados, colaborativos, críticos e responsáveis.

PERFIL DO JOVEM FORMADO PELO PROGRAMA

- Capacidade de desenvolver projetos
- Competência para trabalhar em rede e de forma colaborativa
- Visão ampla de mundo
- Formação técnica qualificada
- Sólida formação humana

PROCESSO DE SELEÇÃO

O Processo de seleção dos jovens é realizado anualmente, sempre no segundo semestre, para início do Programa no ano subsequente. Podem participar estudantes da rede pública ou bolsista integral de escolas particulares entre 15 e 16 anos que cursarão o 1º ou 2º ano do ensino médio no próximo ano.

A seleção se dá em duas fases: uma dinâmica em grupo e uma entrevista com a família, uma vez que entendemos que a participação das famílias e sua aderência à proposta do projeto são fundamentais para a formação do jovem. Ao longo de todo o processo, os adolescentes têm a possibilidade de conhecer melhor as suas habilidades e se conectar com outros jovens, além de refletir sobre os aprendizados obtidos durante a experiência.

Todas as atividades realizadas durante o período de seleção são acompanhadas por um comitê de seleção, permitindo ao Instituto Reciclar conhecer mais a fundo o perfil de cada jovem e selecionar aqueles aderentes ao projeto. São utilizados critérios socioeconômicos, bem como análise multidisciplinar, a fim de que o projeto consiga fazer um cruzamento entre vulnerabilidade social, capacidade de adesão e mobilidade social.

Quem pode se inscrever?

Para participar do processo de seleção é preciso:

  • Ter entre 15 e 16 anos;
  • Ser aluno de escolas públicas ou bolsista 100% de escolas particulares;
  • Estar cursando o ensino médio em 2025.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Estamos sediados e concentramos nossas atividades no Jaguaré, bairro da zona oeste da cidade de São Paulo. A região para atuação foi escolhida pelo alto grau de vulnerabilidade e risco social existente, além de concentração populacional.

Desde 2017, ampliamos a nossa área de atuação e passamos a atender jovens vindos de diversas escolas públicas de São Paulo.

contato

ACONTECE NO RECICLAR​

CONTATO

Av. Presidente Altino, 973
Jaguaré – São Paulo, SP

Telefone: (11) 3768-3607
E-mail: reciclar@reciclar.org.br

Horário de Atendimento 
Segunda a Sexta: 
8h00 – 18h00

NEWSLETTER

Fique por dentro! Cadastre seu e-mail no campo abaixo para receber notícias e informações sobre a gente!

    SIGA A GENTE

    SELOS E PREMIAÇÕES

    Selos e premiações