Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar marca presença em encontro das organizações premiadas pelo Selo de Direitos Humanos em 2023

O espaço contou com trocas de experiências entre as iniciativas a fim de fortalecer um ecossistema em prol do impacto coletivo na cidade de São Paulo.

O Instituto Reciclar participou do evento “Troca de Experiências da Rede do Selo”, realizado nos dias 11 e 12 de junho pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC-SP), dedicado às organizações reconhecidas na última edição do Selo. O encontro teve como objetivo promover networking, troca de experiências e boas práticas em direitos humanos no setor de impacto paulistano. Ao todo, são quatro encontros, presenciais ou virtuais, da Rede durante este ano.

A pergunta “Como fortalecer e mensurar o engajamento nas iniciativas organizacionais em Diversidade e Inclusão?” foi tema central do encontro, incentivando a reflexão sobre avanços e possibilidades de fortalecimento de uma rede transformadora. Essa interação entre as organizações impulsiona a escalabilidade da geração de impacto por meio da cooperação e atuação conjunta, dedicando-se à solução de desafios complexos do campo social.

Em dezembro de 2023, o Instituto Reciclar foi um dos destaques da sexta edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade e foi reconhecido por sua dedicação e impacto positivo na promoção dos direitos humanos e da diversidade, especialmente na inclusão produtiva de jovens em vulnerabilidade socioeconômica. Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto fez parte da premiação, além de conquistar, de forma inédita, o troféu Nelson Mandela, ambos concedidos pela SMDHC-SP.

Durante a cerimônia, o Programa de Apoio à Universidade foi destacado como um exemplo notável de boas práticas, evidenciando a iniciativa como um propulsor no desenvolvimento e formação contínua dos jovens beneficiados pelo Instituto.

O Programa visa apoiar os jovens que concluíram o Programa Educacional a darem continuidade a seus estudos, tendo acesso a uma formação superior de excelência e, assim, reiterando o compromisso do Instituto com a inclusão produtiva de jovens e permanência nesses espaços, a fim de impulsionar a empregabilidade e geração de renda dos contemplados.

Eventos como este são importantes para inspirar e incentivar as organizações a aprofundarem e expandirem suas iniciativas para outras categorias na prática, a partir da união de influências e propósitos em comum em prol dos Direitos Humanos, com um enfoque abrangente e inclusivo das diversidades. Dessa forma, será possível engrandecer processos de financiamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC-SP) nas iniciativas que buscam criar pontes, soluções e mudanças sociais em sinergia.

Agradecemos à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC-SP) pelo reconhecimento e convite para o primeiro encontro do ano na “Troca de Experiências da Rede do Selo”. Seguimos juntos fomentando novas formas de impulsionar novas possibilidades para a juventude por meio do espírito colaborativo, respeito às singularidades e disposição para inovar.