Pular para o conteúdo

VOLUNTÁRIOS INICIAM AS ATIVIDADES COMO CONSULTORES TÉCNICOS

Projetos desenvolvidos pelos jovens do Programa Educacional ganham apoio técnico de voluntários que atuarão como consultores.

Em abril, foi realizado o Onboarding para a nova turma de Consultores Técnicos que atuarão como voluntários nas Oficinas Criativas de Soluções ao longo de 2022. Os profissionais acompanharão os projetos desenvolvidos pelos jovens dos Anos I e II do Programa Educacional, levando uma visão do mercado de trabalho para o processo formativo.

As Oficinas Criativas de Soluções (OCS), como um pilar do Programa Educacional, propiciam o aprendizado por meio da gestão de projetos, tendo problemas reais como ponto de partida. Essa metodologia aproxima os jovens do Programa a realidade do mundo corporativo. Ao longo do ano, esses jovens dividem-se em grupos e desenvolvem projetos a partir de problemas identificados por eles nas diferentes comunidades que estão inseridos, e que estejam alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030, da ONU (ODS).

Os participantes vivenciam todas as etapas da gestão de um projeto, passam pelas fases de ideação; Feira de Ideias, em que os projetos são apresentados aos voluntários; planejamento junto aos consultores; pitch a ser exposto à banca formada por profissionais experientes, diretores e conselheiros do Instituto Reciclar; execução e, por fim, a mostra final de produtos.

Essa metodologia proposta visa o impacto educacional, por meio do voluntariado corporativo, à medida que traz uma visão do mercado para os projetos desenvolvidos. Com isso, fortalece a relação no processo de formação dos jovens, aproximando-os da realidade que enfrentarão em seu cotidiano profissional. Este ano, iremos contar com colaboradores das empresas parceiras como Unilever, Edenred e Credit Suisse Hedging-Griffo, que, ao longo do ano, doarão mais de 400h horas de trabalho voluntário.

Os consultores acompanharão os projetos até o término do ano, quando será realizada a apresentação final com os produtos de cada um dos projetos. Um dos grupos, que participou do Programa em 2021, questionou o padrão de beleza – que gera exclusões sociais, inclusive no mercado de trabalho. Para isso, desenvolveu uma exposição fotográfica realçando a riqueza da diversidade entre as pessoas. A exposição ficou instalada na estação de metrô Sacomã e o projeto dos jovens foi noticiado pelo SPTV, em reportagem que pode ser acessada clicando aqui.