Pular para o conteúdo

Voluntários da Votorantim Cimentos realizam simulação de entrevistas com jovens do Programa Educacional

Atividade reuniu 55 empregados da empresa em prol dos beneficiários do Instituto Reciclar.

No mês de outubro, 55 empregados da Votorantim Cimentos realizaram uma ação de voluntariado para simulação de entrevistas de emprego com os participantes do Programa Educacional. Dentro da formação oferecida pelo Instituto Reciclar é compreendido que o processo seletivo pode ser desafiador para os jovens que estão em início de carreira e receber orientação e feedback de profissionais experientes é essencial para garantir uma boa preparação para este momento. Essa atividade não apenas fornece aos participantes a oportunidade de praticar suas habilidades, mas também os ajuda a desenvolver confiança e a compreender o que os empregadores estão procurando em um candidato.

A simulação de entrevista é uma ferramenta valiosa para jovens que estão em processo de formação profissional. Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das chamadas “soft skills”, que são habilidades comportamentais essenciais para o sucesso no mundo profissional. A atividade permite que esses jovens pratiquem e aprimorem suas habilidades de comunicação, expressão e apresentação pessoal. Isso os ajuda a ganhar confiança e buscar destaque em entrevistas reais, aumentando suas chances de sucesso. Além disso, contar com o apoio de colaboradores voluntários da Votorantim Cimentos é uma maneira de enriquecer ainda mais essa experiência.

Nesse processo os voluntários trazem consigo uma riqueza de experiência e conhecimento do mercado de trabalho. Eles podem oferecer insights valiosos, dicas e orientações aos jovens, ajudando-os a entender as expectativas dos empregadores e a se preparar adequadamente para as entrevistas. “Conversar com os jovens e poder contribuir, um pouquinho que seja, para a formação profissional deles foi muito gratificante, ainda mais conhecendo os sonhos deles. Os jovens, com o apoio do Reciclar estão muito bem-preparados e focados. Sabem o que querem, como querem e como alcançar”, afirma Isabelle Reis, empregada e voluntária da Votorantim Cimentos que participou da ação.

As simulações de entrevista proporcionam um ambiente seguro para desenvolver e aprimorar suas habilidades, permitindo que os jovens adquiram experiência prática antes de ingressarem no mercado de trabalho. Dessa forma, os jovens se tornam candidatos mais preparados e qualificados, prontos para enfrentar os desafios profissionais e contribuir de maneira significativa para o sucesso de suas carreiras.

Agradecemos à Votorantim Cimentos e seus colaboradores pela parceria!