Pular para o conteúdo

SELEÇÃO 2020: MAIS DE 20 CANDIDATOS POR VAGA

O período de inscrição para a turma de 2020 do Programa Reciclar terminou no final de outubro após um intenso processo de divulgação: a equipe do Reciclar visitou 26 escolas do entorno, promoveu uma ampla campanha online e atendeu pais e jovens em sua sede, tirando dúvidas relacionadas à formação oferecida para preparar jovens para o mercado de trabalho.

O resultado final superou todas as expectativas, com mais de 20 candidatos por vaga! “O número de inscritos confirma que há um grande interesse em nosso programa”, analisa Carlos Henrique Lima, diretor executivo do Instituto Reciclar. “Cientes dos desafios para ingressar no mercado de trabalho e dos resultados que o Reciclar vem alcançando nos últimos anos, é cada vez maior o número de jovens que vê na nossa organização a oportunidade de transformar o seu futuro”, completa.

Diante do número de inscritos, a organização tomou o cuidado de aprimorar o processo de seleção e irá oferecer a todos os participantes uma experiência positiva e enriquecedora, ainda que nem todos sejam selecionados para a turma de 2020 do Programa Reciclar. “Ao longo de todo o processo, os adolescentes têm a possibilidade de conhecer melhor as suas habilidades, se conectar com outros jovens que também estiverem participando, além de refletirem sobre os aprendizados obtidos durante a experiência e celebrar as conquistas”, explica Rafael Villares, coordenador educacional do Reciclar.

Os jovens inscritos são convocados para um encontro presencial na sede do Reciclar e participam de dinâmicas de grupo, estruturadas de forma a apresentar um pouco da metodologia de aprendizagem do programa. As atividades são acompanhadas por um comitê de seleção, responsável por analisar o perfil de cada jovem e selecionar aqueles que demonstrarem maior disposição e força de vontade para a etapa seguinte.

Na segunda fase, os adolescentes e seus responsáveis são convocados para entrevistas individuais com a equipe educacional. Ao final deste processo, os jovens mais conectados à metodologia de ensino do Reciclar serão selecionados para fazer da turma de 2020 e voar ainda mais alto nesta jornada de transformação. Os resultados serão divulgados em dezembro e os jovens selecionados iniciarão as atividades em fevereiro do próximo ano.