Pular para o conteúdo

retomada gradual das atividades presenciais

A pandemia trouxe uma série de desafios para a educação no Brasil. Embora medidas emergenciais, como a suspensão das atividades presenciais, serem importantes no combate à disseminação do novo coronavírus, pesquisas mostram que haverá múltiplos impactos nos jovens e nos educadores, exigindo um grande esforço de planejamento por parte das organizações para o sucesso na retomada das atividades.

Desde o último dia 22 de fevereiro o Instituto Reciclar iniciou, de forma gradual e articulada, a retomada do atendimento presencial dos jovens beneficiados pelo Programa, após quase 1 ano realizando todo o atendimento por meio de ambientes virtuais. Nosso foco é trabalhar de forma integrada entre diferentes setores, como Educação, Saúde e Assistência Social, buscando acolher os beneficiários e suas famílias.

Para esse retorno o Instituto realizou uma estruturação do espaço para nos adequarmos a todas as normas necessárias para o momento em que vivemos, seguindo também rígidos protocolos de segurança e prevenção. Toda a sede foi sinalizada com informações que frisam constantemente a necessidade da higienização e proteção durante a permanência no Instituto, o ambiente é mantido arejado durante todo o tempo e a higienização do espaço é feita constantemente pela nossa equipe.

A grade de atividades foi reorganizada entre atividades online e presenciais, de maneira que possamos manter a presença de até 35% dos jovens matriculados no Reciclar nas atividades presenciais. As turmas foram divididas em 4 grupos que se revezam entre os dias da semana e horários dentro do nosso espaço, garantindo que não haja aglomeração e possamos manter o distanciamento social. Estamos seguindo as orientações do poder público via o Plano São Paulo do Governo do Estado, e usamos como referência as orientações do segmento escolar para os nossos protocolos de segurança contra o Covid-19.

Essa nova realidade, com a presença de mudanças para preservar a saúde de todos, já é por si só um grande desafio para todos os envolvidos, sendo necessário o cumprimento de muitas regras e atenção por parte de todos, consistindo em um grande aprendizado para o Instituto Reciclar e seus beneficiários.