Pular para o conteúdo

RECICLAR EM PARCERIA COM A UNICEF E INSTITUTO TELLUS

O projeto Trilhas Digitais promove o aprendizado de tecnologia conectado aos desafios do território, por meio do empreendedorismo social.

O projeto Trilhas Digitais, realizado pela UNICEF em parceria com o Instituto Tellus e apoio da British Telecom, tem como objetivo a produção de experiências didáticas sobre cultura digital e competências para a vida, que serão disponibilizadas em material sistematizado para professores e professoras que formem jovens e adolescentes. Por meio da parceria com o Reciclar, 100 jovens participantes do Programa Educacional foram beneficiados, apoiando na elaboração da metodologia que contribuirá para a formação de estudantes de todo o país.

O conteúdo do projeto foi elaborado em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao longo da trilha, os jovens ampliam seu repertório sobre cultura digital e se apropriam de recursos digitais e tecnológicos, partindo dos desafios de sua comunidade para elaborar projetos que apoiam no desenvolvimento de seus projetos de vida.

A metodologia do Trilhas Digitais dialoga diretamente com as Oficinas Criativas de Soluções, um dos pilares do Programa Educacional do Reciclar. Nelas, os jovens desenvolvem projetos a partir de problemas reais da comunidade, integrando conhecimentos em uma metodologia mão-na-massa que os prepara para a entrada no mercado de trabalho.

Derick Gonçalves, que está no Ano 1 do Programa Educacional do Reciclar, conta sobre o projeto que desenvolveu com seu grupo a partir do Trilhas Digitais: “Escolhemos atuar com educação, porque é ela quem transforma a sociedade. Queremos ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas para a vida profissional. ” A entrevista completa com o Derick está disponível no site da UNICEF, clicando aqui.

Com essa parceria, o Instituto Reciclar reforça sua atuação em rede com o compromisso de promover a formação humana e profissional de jovens, contribuindo para a construção de um país justo e com oportunidades para todos.