Pular para o conteúdo

RECICLAR E SEUS PARCEIROS PROMOVEM MÊS DE EMPREGABILIDADE

Com parceiros, Instituto Reciclar promove mês de ações para fortalecimento da empregabilidade dos jovens.

Em setembro, a organização realizou a 3ª edição da Feira de Carreiras, atividades da Simulação de Entrevista, palestras e o lançamento do Guia do Primeiro Emprego.

Em setembro, o Instituto Reciclar promoveu, junto com seus parceiros, uma série de ações voltadas ao fortalecimento da inserção dos jovens no mercado de trabalho. Foi realizada a 3ª edição da Feira de Carreiras, bem como uma palestra promovida pela Hays. O mês ainda contou com o início das atividades da Simulação de Entrevistas, e teve o lançamento do Guia do Primeiro Emprego. As ações tiveram como objetivo qualificar os jovens do Programa Reciclar para fortalecer sua empregabilidade.

Entre os dias 14 e 24 de setembro, ocorreu a 3ª edição da Feira de Carreiras do Reciclar. No evento, foram contempladas 9 áreas de atuação: Administração e Finanças; Estética; Gastronomia; Marketing, Comunicação e Publicidade; Multimídia; Mecânica e Elétrica; Recursos Humanos; Saúde e Tecnologia da Informação. Ao total, foram doze voluntários de sete empresas parceiras do Instituto que realizaram um bate-papo mediado por membros da nossa equipe educacional, e responderam a dúvidas enviadas pelos jovens. Os encontros foram transmitidos ao vivo por meio de lives no Instagram do Reciclar, onde se encontram disponíveis na aba de vídeos. Dentro do Programa Reciclar, a Feira é idealizada para os jovens do ANO 1, que se aproximam do momento de escolha de seu curso técnico. Com o formato virtual, o evento passou a ser aberto a toda a comunidade.

Além desse evento, nos dias 17 e 21 de setembro, os jovens do ANO 1 ainda participaram de uma palestra com voluntárias da Hays, empresa especializada em recrutamento. Com o mote “ Como buscar trabalho de maneira efetiva? ”, a palestra abordou o impacto da transformação digital no recrutamento e a relevância das soft skills, especialmente no mundo pós-pandêmico. Em seguida, a equipe de Empregabilidade do Instituto Reciclar complementou com informações acerca das especificidades de processos seletivos de alguns cursos técnicos de interesse dos jovens, como a necessidade de estágio, portfólio, demanda da língua inglesa, certificações complementares, entre outros.

Já os jovens do ANO 2 começaram, em setembro, as atividades da Simulação de Entrevistas, evento que contou com voluntários do Banco Neon, Serasa Experian e B3. Essa atividade tem como objetivo mostrar aos jovens o funcionamento de um processo seletivo, desde a aplicação à vaga até a entrevista. Ao final, os jovens recebem um feedback de sua participação, permitindo o seu aprimoramento para o momento de aplicação a vagas de fato e a área educacional utiliza a devolutiva como elemento para fundamentar processos de melhoria no Programa.

O Instituto Reciclar também realizou o lançamento do Guia do Primeiro Emprego, material sistematizado com conteúdo que visa contribuir com informações para que jovens consigam acessar o mercado de trabalho. O Guia está disponível para acesso gratuito online clicando aqui.

Nós, do Reciclar, agradecemos a todos os parceiros que viabilizaram essas ações. Seguimos juntos trabalhando para a qualificação profissional e inserção produtiva de nossos jovens!