Pular para o conteúdo

Programa Mais Caminhos! irá capacitar 200 jovens em inglês e orientação profissional

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Reciclar e Amcham Brasil para fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de jovens de escolas públicas, com foco na sua preparação para o mercado de trabalho

De abril a dezembro, o Instituto Reciclar, em parceria com a Amcham Brasil, irá apoiar 200 jovens de todo o Brasil com idades entre 16 e 24 anos, por meio de formação em língua inglesa e mentorias com profissionais voluntários experientes.

O domínio da língua inglesa tem se mostrado essencial para o trabalho nas organizações, em virtude de possibilitar conectividade, integração e o compartilhamento de dados e tendências globais. No entanto, de acordo com levantamento realizado pelo British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês e, dentro deste índice, apenas 1% possui fluência total no idioma.

Diante deste cenário e com uma preocupação constante em formar jovens alinhados às tendências e necessidades do mundo do trabalho, o Instituto Reciclar investe em uma formação integral, visando a empregabilidade e a geração de renda para os jovens.

O Programa Mais Caminhos! é composto por uma combinação entre a formação de soft-skills e a especialização em inglês. Por meio da Plataforma Reciclar, os participantes terão acesso à formação online em língua inglesa, com ênfase em temas do mundo corporativo. Ao mesmo tempo, ainda estarão vinculados a profissionais experientes que desempenham o papel de mentores voluntários. Essa orientação irá aprimorar habilidades interpessoais relevantes, incluindo aconselhamento de carreira, simulações práticas de entrevistas e desenvolvimento de competências profissionais.

Durante 2024, a cada semestre duas turmas de 100 participantes serão impactadas pelo projeto, que visa não só comemorar o bicentenário das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, mas também impulsionar oportunidades equitativas e construir um futuro mais promissor para jovens em vulnerabilidade social.

“A formação em língua inglesa e a mentoria para o mundo do trabalho não apenas beneficiam os jovens individualmente, mas contribuem para o fortalecimento da força de trabalho e o desenvolvimento econômico como um todo. Reconheço a importância desta iniciativa na preparação da próxima geração de profissionais capacitados e adaptáveis às demandas do mercado global”, comenta Marcelo Borges Rodrigues, Diretor Executivo da Amcham Brasil.

Agradecemos à Amcham pela parceria e apoio fundamental na capacitação dos jovens, desejando não apenas sua inclusão produtiva, mas também sua permanência no ambiente corporativo.