Pular para o conteúdo

Programa Educacional recomeça atividades

Com a retomada das oficinas de formação neste início de ano, novos alunos e veteranos recebem as boas-vindas e voltam às atividades no Instituto Reciclar

No dia 19 de fevereiro, o Programa Educacional retomou suas atividades, dando as boas-vindas aos novos jovens acolhidos no Programa Educacional de 2024. Os jovens foram recebidos com dinâmicas de integração e tiveram a oportunidade de conhecer os educadores que os acompanharão nessa jornada.

João Fabbro, educador da oficina de teatro, chegou ao Instituto Reciclar este ano e está impressionado com a qualidade do programa. “Sempre trabalhei em organizações privadas. Chegar na sala de oficina e me deparar com a maioria de jovens negros e mulheres foi muito impactante. Vejo muito cuidado com as pessoas aqui”.

Neste ano, teremos 90 novos jovens para o primeiro ano do programa, em comparação aos 82 do ano passado, os quais já estão começando o ensino técnico. Uma das mudanças significativas é a inclusão da oficina de empregabilidade no primeiro ano, com foco específico no Pacote Office, ferramenta fundamental amplamente utilizada nas empresas e exigida pelo mercado de trabalho, conforme evidenciado por pesquisa do Instituto Reciclar em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que motivaram essa adaptação.

A jovem, Stéphani Seles Arruda Toledo, que ingressou este ano no Programa Educacional, falou sobre sua expectativa: “Desde o processo de seleção tem sido um sonho. Estou amando vir pra cá todos os dias e quero iniciar meu curso técnico em enfermagem no ano que vem. Estou conhecendo pessoas novas e as oficinas são incríveis. A gente senta em grupo na sala e isso ajuda muito no aprendizado; quando um tem uma dúvida, o outro ajuda a explicar”.

Esperamos que os jovens deste ano se tornem cada vez mais conscientes de suas vocações, habilidades e interesses, e que sejam capazes de se conectar de forma significativa com as tendências do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Nosso compromisso é formar jovens criativos, proativos e capazes de assumir o protagonismo de suas próprias trajetórias.

Desejamos prepará-los adequadamente para enfrentar um futuro que, embora desafiador, oferece oportunidades promissoras para seu crescimento e realização pessoal. Que possam trilhar seus caminhos com confiança, determinação e uma visão ampla do mundo que os cerca.