Pular para o conteúdo

oficinas criativas de soluções e o pitch dos projetos

O Instituto Reciclar, em busca de seu objetivo maior, a inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho, busca cada vez mais atualizar seu programa educacional estreitando o vínculo com o mundo do trabalho. Nas Oficinas Criativas de Soluções (OCS), os jovens desenvolvem habilidades e competências importantes para a entrada no mercado de trabalho.

Por meio da utilização de metodologia ágeis, os jovens compreendem as diversas etapas da elaboração de um projeto, desde ideação, prototipação e implementação. Este ano, as OCSs tiveram uma novidade, a participação dos Consultores Técnicos, que são profissionais voluntários que colaboram com o desenvolvimento dos projetos pensados e executados pelos jovens.

Nos dias 06 e 07 os jovens fizeram as apresentações dos projetos em formato de Pitch para uma banca composta por parceiros, voluntários e membros da diretoria e conselho do Instituto Reciclar. Projetos esses que serão aperfeiçoados e implementados no segundo semestre, seguindo a metodologia educacional do programa.

Os projetos são pensados de forma a contribuírem diretamente com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável):ODS 1 – Erradicação da pobreza, ODS 3 – Saúde e bem-estar, ODS 4 – Educação de qualidade, ODS 5 – Igualdade de gênero, ODS 6 – Água potável e saneamento, ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – Consumo e produção responsáveis e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Os projetos abrangem temas como Acesso à educação, Meio Ambiente, Auto Aceitação e Saúde Mental, Equidade Racial entre outros. Clique aqui e veja o detalhamento dos projetos.

Os aprendizados gerados nesse processo estão conectados também com outras frentes do programa, buscando aprofundamento na construção do cidadão ativo que reflete sobre a vida em comunidade de maneira ampla, agregando seu repertório nas soluções empregadas.

A experiência das apresentações ocorridas no dia 06 foi muito gratificante! É muito bom ver o envolvimento da juventude na solução de problemas que sentem como sendo seus. E o que mais me chamou a atenção foi a percepção dos e das jovens acerca do que impacta negativamente a vida deles e delas. Assisti a apresentações de 6 grupos, todos constituídos de jovens com ideias muito importantes para melhoria da sua condição no mundo e para a melhoria da condição dos que os cercam. Mas não só ideias foram apresentadas, como também soluções viáveis para implementá-las. Enfim, foi uma experiência muito rica e que trouxe um sopro de esperança ao ver tantas pessoas preocupadas e ocupadas com a mudança daquilo que nos incomoda. É por conta disso que gosto sempre de dizer: ‘sejamos a mudança que queremos ver no mundo! ”, compartilha Alice Bianchini, representante do Instituto Luiz Flávio Gomes

Esta iniciativa do Reciclar potencializa o processo de formação integral dos jovens, aproximando-os do que há de mais atual em diferentes áreas e profissões.