Pular para o conteúdo

O TRABALHO ASSISTENCIAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Para o Instituto Reciclar, o desenvolvimento profissional dos jovens é um compromisso a ser mantido mesmo diante o cenário de incertezas trazido pela pandemia da Covid-19. “Seguimos em busca de caminhos para vencer as dificuldades, contando com a dedicação e o empenho de toda a nossa equipe”, pontua Carlos Henrique Lima, diretor executivo do Reciclar. “Nos últimos meses, abrimos novas frentes de trabalho para atender e assistir os jovens e seus familiares e minimizar os impactos do novo vírus no processo formativo que oferecemos”, completa.

Adaptando as atividades para os ambientes virtuais, os educadores propõem, periodicamente às Oficinas do Programa Reciclar, estimulando o uso de ferramentas tecnológicas com mais intensidade e estabelecendo novas rotinas de construção do conhecimento. As sessões de mentoria dos jovens também segue por meio de plataformas online. Por meio de encontros virtuais, os mentores estão ajudando os jovens em seu desenvolvimento, doando o seu tempo e compartilhando seus conhecimentos para mantê-los confiante no seu caminho profissional.

Assim como o Reciclar, as escolas parceiras nas quais os jovens estão realizando os cursos técnicos custeados pela organização, adaptaram suas atividades para os ambientes virtuais. Além do pagamento integral das mensalidades, o Reciclar vem acompanhando a participação dos jovens nos cursos. “Estamos dando todo o suporte necessário para os jovens possam seguir com as atividades dos cursos. Desde o empréstimo de computadores para as aulas online à cessão de materiais que sejam necessários durante o período”, conta Rafael Villares, coordenador educacional do Reciclar.

Em outra frente, a área de Assistência Social mantém o acolhimento às famílias dos jovens atendidos que precisem de orientação por meio de um acompanhamento individualizado que considera os contextos familiares de cada jovem e outras questões, a partir das quais é possível aferir as necessidades especificas e realizar os encaminhamentos necessários a fim de contribuir com a promoção do bem-estar integral dos jovens do Programa Reciclar. Entre as ações já realizadas, está a entrega de cestas básicas e itens de higiene, fundamentais para suprimir as necessidades imediatas. Esta ação, inclusive, foi estendida para moradores da comunidade do Jaguaré, onde o Reciclar está localizado.