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O Programa de Apoio à Educação Pública entra em seu terceiro ano

O Instituto Reciclar segue ampliando a sua atuação no compartilhamento de sua expertise, impactando ainda mais a educação pública.

Em busca de ampliar seu impacto social, o Instituto Reciclar segue compartilhando sua expertise técnica- cognitiva em diversas áreas do saber educacional com professores das redes públicas de ensino. O Programa de Apoio à Educação Pública (PAEP) oferta gratuitamente o conhecimento acumulado em anos de atuação com formação de excelência e inclusão produtiva de jovens do Ensino Médio.

Neste seu terceiro ano, o PAEP passou a fazer parte da Formação da Cidade da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, ocupando o espaço de formação continuada (remunerada e obrigatória) dos Professores de Tecnologia do município. Assim, o curso efetuado no primeiro semestre teve como público todos os mais de 900 Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs) das 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) da capital, beneficiando mais de 40 mil estudantes.

Neste primeiro módulo, o tema abordado foi o da robótica educacional. Tendo como fio condutor o kit de robótica fornecido pela Prefeitura de São Paulo, o curso apresentou os conceitos e elementos principais relacionados à robótica educacional, sua utilização de maneira transversal, interdisciplinar e que permite a compreensão da tecnologia como uma ferramenta capaz de ampliar as possibilidades de ensino na sala de aula.

Todo o curso foi construído e desenvolvido alinhado à metodologia construtivista adotada pelo Reciclar e à proposta formulada pela SME com o seu Currículo da Cidade, cocriação que contribuiu, assim, para que educadores e alunos se tornassem, respectivamente, mediadores e protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a Formação da Cidade buscou repertoriar os professores com diversas atividades aplicáveis às suas diferentes realidades escolares e que estimulam a construção do conhecimento por meio da resolução de problemas de forma criativa e autoral, com pensamento crítico e lógico, possibilitando o desenvolvimento de diversas competências socioemocionais.

Dentre os resultados obtidos, destacam-se dois elementos. O primeiro é o fortalecimento do compartilhamento entre os educadores, que puderam acessar uma biblioteca de projetos, se apropriando do seu conteúdo e, a partir dele, construindo com novas propostas que passaram a ser trocadas entre eles. Além disso, tanto o repertório trabalhado na Formação da Cidade quanto as produções de projetos estimuladas pela biblioteca já podem ser encontradas em sala de aula, com os professores divulgando os planos de aula formulados, as atividades desenvolvidas e a sua ampla adesão por parte do corpo discente.

O Reciclar irá realizar um novo curso de robótica educacional que será dado neste segundo semestre, ampliando o seu conteúdo. Além disso, por conta da avaliação positiva de professores e alunos, o Instituto também fará parte do Seminário e Mostra do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem, evento no qual os projetos desenvolvidos por meio da Formação da Cidade serão compartilhados por toda a rede de ensino da cidade.

Atualmente financiado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e por empresas parceiras, O PAEP reitera o compromisso do Instituto Reciclar de inspirar transformações sociais por meio ao apoio da educação pública de qualidade.