Pular para o conteúdo

O Programa de Apoio à Educação Pública contribui para a formação de professores de tecnologia

Pelo terceiro ano consecutivo, o PAEP é parte integrante do currículo de formação da Cidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME).

Em maio, o Instituto Reciclar, por meio do Programa de Apoio à Educação Pública (PAEP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), realizou um encontro com os professores formadores das 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) do município. O objetivo do encontro foi apresentar o conteúdo planejado para a primeira aula do módulo, com a intenção de alinhá-lo à realidade das escolas, buscando a colaboração do Programa nesse processo.

O Instituto Reciclar irá colaborar com a Formação da Cidade da SME e ministrará o Módulo de Impressão 3D, com duração de três meses (junho a agosto) e é destinado aos mais de 1000 Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs). A formação tem como objetivo principal explorar os equipamentos disponíveis nas instituições de ensino do município de São Paulo, incentivando o uso transversal e interdisciplinar dessas ferramentas. O objetivo é capacitar os professores para compreenderem a tecnologia como uma ferramenta que amplia as possibilidades de ensino na sala de aula. 

Todo o curso é desenvolvido e alinhado à metodologia construtivista adotada pelo Instituto Reciclar e à proposta de cocriação formulada pela SME com o seu Currículo da Cidade. O objetivo é capacitar os educadores para atuarem como mediadores e os estudantes como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a Formação da Cidade busca fornecer aos professores um repertório de atividades aplicáveis às diferentes realidades escolares, estimulando a construção do conhecimento por meio da resolução criativa e autoral de problemas, com pensamento crítico e lógico. Além disso, a formação visa desenvolver diversas competências socioemocionais.