Pular para o conteúdo

O impacto do Instituto Reciclar na empregabilidade de jovens

A organização oferece uma formação de qualidade, visando o desenvolvimento pessoal e profissional dos  participantes de seus programas e projetos.

O Instituto Reciclar desempenha um papel vital na transformação de jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Agata dos Santos Moraes Rocha é um exemplo desse impacto positivo. Ao concluir o Programa Educacional, realizado pelo Instituto, ela não apenas adquiriu conhecimentos, mas também conquistou sua primeira oportunidade de trabalho como jovem aprendiz no Banco Alfa, na área de Cultura, Gente e Gestão.

A independência financeira alcançada por Agata por meio de seu emprego teve um impacto direto em sua vida pessoal, proporcionando-lhe não apenas estabilidade, mas também um sentido de realização e propósito. “Com o trabalho eu consegui mais autonomia em relação a dinheiro, além de ajudar em casa”, afirma a jovem.

O cenário da empregabilidade de jovens no Brasil apresenta dados alarmantes, 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão sem emprego no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Isso evidencia os desafios enfrentados por esse grupo demográfico e ressalta a urgência e necessidade dos programas oferecidos pelo Instituto Reciclar, que proporcionam formação técnica e prática, visando a inserção profissional dos participantes.

A formação oferecida pelo Instituto Reciclar vai além do compartilhamento de conhecimento técnico necessário para funções específicas, também desenvolve habilidades socioemocionais em soft skills.  Uma qualificação abrangente que inclui a elaboração de currículos, a preparação para entrevistas, o aprimoramento da escrita textual, inglês e a produção de materiais audiovisuais. Essas habilidades, essenciais para o mercado de trabalho, os jovens para o crescimento contínuo em suas carreiras. Agata destaca: “Eu gostaria de ter uma oportunidade de trabalho após acabar o Reciclar, mas não imaginei que seria tão rápido quanto foi. Sem a preparação dada pelo Instituto, não teria conhecimento necessário para conseguir tal oportunidade”.

História como a dela é um dos muitos exemplos do impacto transformador que o Instituto Reciclar tem na vida de jovens, contribuindo, assim, de maneira significativa com a sociedade e colaborando para impulsionar positivamente as estatísticas de empregabilidade desse público no país.

Parabéns, Agata por essa conquista!

APOIE A EMPREGABILIDADE DE JOVENS

O Programa Educacional oferece uma formação para jovens entre 15 e 19 anos, em vulnerabilidade social. Durante três anos, eles são estimulados a desenvolverem competências socioemocionais, habilidades técnicas, participam de mentorias e recebem suporte à empregabilidade. Os jovens formados pelo Programa são integrados a um banco de talentos e por meio deles conectados a empresas que buscam profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Para ser um parceiro empregador e contribuir com a inclusão produtiva de jovens formados pelo Instituto Reciclar, entre em contato pelo e-mail colabore@reciclar.org.br.