Pular para o conteúdo

O FUTURO NÃO PODE ESPERAR!

Com a chegada do COVID-19, o Reciclar adaptou o seu espaço educativo para os ambientes virtuais, estabelecendo novas rotinas de construção do conhecimento. Com o isolamento social, muitas empresas também tiveram que se adaptar ao cenário atual com a adesão ao home office. Na área de gestão de pessoas não foi diferente, os processos seletivos presenciais passaram a ser realizados de modo remoto, através das diversas plataformas digitais.

Neste cenário, a organização enxergou uma nova oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os jovens do Reciclar e de voluntariado corporativo, organizando uma nova ação de voluntariado: a Simulação de Entrevistas Online. “Seguimos com o nosso compromisso de qualificação profissional dos jovens”, pontua Tiago Lins, coordenador de Desenvolvimento Institucional do Reciclar. “As empresas parceiras, juntamente com os voluntariados possuem um papel essencial nesse processo”, completa.

Com a participação de voluntários da Bunge, Ingredion e Leroy Merlin, empresas parceiras do Reciclar, a Simulação de Entrevistas totalizou 66 horas de atividades de voluntariado corporativo e vivências marcantes para todos os envolvidos. “O voluntariado, mesmo que online, me proporcionou um sentimento de compartilhamento de vivência com o próximo”, afirma Michelle Prado, colaboradora a Ingredion. “Na ação, poder lidar com os jovens e passar um pouco do que eu já vivi, renovou minhas energias durante essa pandemia, principalmente por sentir que pude contribui com a preparação deles para entrar no mercado de trabalho”, avalia.

De acordo com Lins, a Simulação de Entrevistas Online buscou potencializar a qualificação profissional dos jovens, possibilitando uma vivência alinhada com as transformações do mercado de trabalho e simulou toda a jornada de uma entrevista de emprego feita remotamente, desde a etapa de preparação e envio do currículo, preenchimento de um formulário preliminar, agendamento da entrevista e momento da entrevista. “Ser entrevistada por pessoas diferentes, com jeitos e opiniões distintas trouxe uma grande experiência pessoal que levarei sempre na minha carreira profissional. Foi um enorme aprendizado, e agradeço muito por isso”, diz a jovem Laryssa Martille.