Pular para o conteúdo

LENOVO FOUNDATION INICIA PARCERIA COM INSTITUTO RECICLAR

O Instituto Reciclar foi uma das quatro organizações da América Latina selecionadas para serem apoiadas pela Lenovo Foundation.

Em 2022, a Fundação Lenovo lançou o edital Transfor-ME: Qualificação Transformacional para um Futuro Mais Inteligente, que tinha como objetivo selecionar organizações que estão atuando para capacitar a força de trabalho atual na área de tecnologia, com as habilidades que os indivíduos precisam para transformar suas carreiras, vidas e comunidades. O Instituto Reciclar foi uma das quatro organizações da América Latina selecionadas para receberem o apoio da empresa. Por meio do investimento social privado, a Lenovo apoiará o novo Programa de Formação em Tecnologia do Reciclar, contribuindo para a formação de jovens em hard e soft skills.


Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), a demanda projetada de novos profissionais de tecnologia para os próximos 5 anos é até 4 vezes maior do que o número de formandos na área, fazendo com que faltem 66,7% dos profissionais necessários para ocupar as vagas que serão criadas no setor até 2025. Além da alta demanda, o salário médio do trabalhador de tecnologia é mais do que o dobro da média nacional.

Frente a esse contexto, o Instituto Reciclar lançou o Programa de Formação em Tecnologia, que formará jovens entre 18 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, para atuarem na área. Os jovens realizarão cursos livres de tecnologia custeados integralmente pelo Reciclar, contarão ainda com atividades voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais e encaminhamento para oportunidades de trabalho na rede de empresas parceiras da organização. Com isso, visamos preparar os jovens para entrarem no mercado de trabalho com alto índice de empregabilidade e geração de renda.


“Para a Lenovo Foundation é uma alegria iniciar essa parceria com o Instituto Reciclar. Acreditamos que, juntos, contribuiremos para a formação de jovens adultos potencializando suas habilidades para resolver problemas usando tecnologia para transformar suas carreiras, vidas e comunidades”, afirma Alice Damasceno, diretora de filantropia da Lenovo.


Agradecemos a Lenovo pela parceria, por fortalecer o nosso trabalho e que juntos possamos cada vez mais desenvolver potenciais e inspirar transformações sociais!


Se você deseja conhecer mais ou apoiar o Programa de Formação em Tecnologia, seja por meio do Investimento Social Privado ou contratação de jovens formados pelo Programa, entre em contato conosco, envie um e-mail para: colabore@reciclar.org.br .