Pular para o conteúdo

Jovens visitam Feira USP e as Profissões

A atividade busca subsidiar beneficiários no desenvolvimento do projeto de vida e na escolha do curso técnico.

Nos dias 02 e 03 de setembro, os jovens do Instituto Reciclar visitaram a Feira USP e as Profissões, evento que é realizado anualmente e aberto ao público interessado em conhecer as graduações oferecidas pela Universidade de São Paulo.  A atividade tem como finalidade apoiar os jovens na escolha de sua futura profissão.

O evento reuniu cerca de 140 graduações oferecidas pela Universidade em estandes, onde estudantes e professores da USP apresentaram cada um dos cursos acadêmicos e esclareceram dúvidas do público. A visita a Feira visa contribuir com o desenvolvimento do Projeto de Vida dos jovens do Programa Educacional, espaço onde eles são estimulados a refletirem sobre o que desejam para as suas vidas, começam a traçar seus planos pessoais e profissionais.  Este também é o momento em que os jovens escolhem a formação técnica que irão cursar em escolas de referência, que será subsidiada pelo Instituto.

Durante este processo de escolha do curso técnico todo suporte é fundamental, isso porque essa decisão envolve diversos fatores, como: as expectativas familiares; a identificação com a área de interesse; características das profissões; habilidades pessoais e o contexto em que o jovem está inserido.

A visita a Feira USP e as Profissões ainda possibilitou que muitos participantes do Instituto Reciclar estivessem pela primeira vez na Cidade Universitária da USP, mesmo alguns jovens sendo moradores da região onde o campus está localizado.

Agradecemos a nossa parceira Ashland, que apoiou a realização desta atividade fornecendo o transporte para o deslocamento dos jovens nos dois dias de atividades. Juntos trabalhamos para a transformação social, por meio da inclusão produtiva de jovens.