Pular para o conteúdo

JOVENS VISITAM FEIRA DE PROFISSÕES DA USP

Os jovens do Instituto Reciclar visitaram a 13ª Feira USP e as Profissões, realizada no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) no final de agosto. O evento reuniu unidades de ensino e pesquisa da Universidade, distribuídos em estandes com alunos e professores da USP que atuaram como monitores e esclareceram dúvidas dos jovens sobre os cursos, carreiras e profissões e formação acadêmica.

A visita à Feira é parte das atividades da Oficina de Projeto de Vida do Reciclar e tem como objetivo contribuir para a escolha pela formação técnica que os jovens que iniciaram o ciclo de formação do Reciclar em 2019 irão cursar a partir do próximo ano em escolas de referência com o apoio do Instituto.

Oficina de Projeto de Vida: Um dos pilares da formação oferecida aos jovens no Programa Reciclar, na Oficina de Projeto de Vida, os participantes recebem apoio para a escolha da profissão e do curso técnico, além de definirem o seu plano para a construção de uma carreira sólida.

Durante todo o primeiro ano no Reciclar, o Jovem é estimulado a refletir sobre o que deseja para a sua vida, incluindo a carreira que quer seguir e, com o apoio dos educadores, começa a traçar seus planejamentos pessoal e profissional. Para isso, participam de diferentes atividades, refletem sobre suas aptidões e preferências, conversam com profissionais das mais diversas áreas, pesquisam sobre cursos técnicos e carreiras, tendências de mercado e conversam sobre expectativas para o futuro.

A escolha pela formação técnica não é tarefa fácil e envolve diversos fatores, como as expectativas da família, a identificação de áreas de interesse, afinidades, habilidades, características das profissões, natureza das atividades realizadas e o contexto em que o jovem vive.