Pular para o conteúdo

JOVENS REALIZAM OS PITCHS DAS OFICINAS CRIATIVAS DE SOLUÇÕES (OCS)

Por meio de metodologia baseada em projetos que visam solucionar problemas reais, as OCSs promovem o aprendizado na prática, desenvolvem o trabalho em equipe e a criatividade.

Nos dias 21 e 22 de junho, os jovens do Programa Educacional apresentaram os Pitchs dos seus projetos para uma banca composta por parceiros, voluntários, membros da diretoria e do conselho do Instituto Reciclar. Ao todo, foram expostas 20 soluções das turmas do primeiro e segundo ano que, a partir dos feedbacks recebidos, serão aperfeiçoadas e implementadas ao longo do segundo semestre. O resultado deste processo será mostrado no final do ano.

Os projetos partiram do desafio de alinhar um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com problemas reais enfrentados no mundo do trabalho. Nesse sentido, temas como acesso ao mercado de trabalho, empreendedorismo, equidade racial, igualdade de gênero, foram escolhidos pelas equipes de trabalho.

As Oficinas Criativas de Soluções foram inspiradas na metodologia do design thinking, ou seja, ao longo do ano os jovens passam pelas etapas de ideação, prototipação, planejamento, execução, implementação e avaliação/celebração. Ainda, durante todo o processo, eles contam com o apoio dos Consultores Técnicos, que são voluntários do Reciclar que possuem diferentes experiências profissionais e vasta expertise.

A realização do Pitch é uma etapa importante do Programa Educacional, pois os jovens passam por uma vivência fundamental para sua formação profissional, onde aprendem a expor suas ideais de maneira clara e coesa, trabalhar em grupo, receber feedbacks, demonstrar segurança e desenvolvem outras habilidades de comunicação para mostrarem o andamento dos seus projetos e os conhecimentos adquiridos até o momento.

Essa experiência permite identificar os impactos gerados de duas formas. Em um primeiro momento, é possível ver o engajamento dos participantes em criar soluções que contribuam para resolver os problemas enfrentados no mundo do trabalho com empatia e responsabilidade social. Também é possível perceber os avanços no amadurecimento comportamental dos jovens, fomentando a sua formação integral e a sua preparação para o mercado de trabalho.

Veja abaixo o detalhamento dos projetos