Empresa parceira recebe jovens de projeto voltado à formação profissional de jovens da Zona Leste de São Paulo, em parceria do Instituto Reciclar com a Fundação Tide Setubal.
No dia 04 de outubro, os jovens do Projeto Asas visitaram a sede da Porto, parceira do Instituto Reciclar, para conhecer de perto diversas áreas da empresa. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a formação dos jovens residentes da Zona Leste de São Paulo, que os prepara para o mercado de trabalho com apoio à empregabilidade e ao desenvolvimento técnico e socioemocional de jovens de 15 a 24 anos.
Desde abril, entre as oficinas oferecidas, destacam-se Projeto de Vida, Ferramentas para o Mundo do Trabalho e Oficina Criativa de Soluções, que ajudam os participantes a definir suas trajetórias profissionais e desenvolver planejamentos assertivos para suas conquistas pessoais e profissionais. Além disso, as oficinas abordam conhecimentos técnicos em metodologias como Design Thinking e Metodologias Ágeis, voltadas para otimização de processos e criação de projetos alinhados às demandas do mercado de trabalho.
A visita à Porto, uma das maiores seguradoras do Brasil, marca um dos momentos práticos da formação, permitindo que os jovens vivenciem o dia a dia de uma grande empresa. Durante o Day Office, eles participaram de uma atividade espelho, acompanhando a rotina de profissionais voluntários da Porto. A experiência incluiu um tour guiado pelas principais áreas da empresa e momentos de troca, onde os voluntários compartilharam suas trajetórias profissionais.
Atividades como essa são essenciais para expandir o repertório dos jovens, conectando a teoria à prática e reforçando a missão do Instituto Reciclar de oferecer experiências formativas que impulsionam a inserção no mercado de trabalho. Dados da Seduc-SP mostram que 87% dos jovens gostariam de receber orientações sobre suas vocações e projetos de vida, e o Instituto Reciclar, em parceria com a Fundação Tide Setubal, continua empenhado em atender essa demanda.
Até dezembro, os jovens seguirão em formação, e ao término do projeto, serão encaminhados para a área de Empregabilidade do Instituto, onde terão suporte para participar de processos seletivos e ingressar no mercado de trabalho.
Agradecemos à Porto por proporcionar esse momento de troca e aprendizado aos jovens do Projeto Asas. Juntos, seguimos apresentando novas oportunidades e ampliando horizontes e diferentes possibilidades para a juventude