
Colaboradoras voluntárias da Pluxee, Unilever e Roche compartilharam suas jornadas, perspectivas e o impacto da empregabilidade feminina no mercado de trabalho com as turmas do Programa Educacional do Instituto Reciclar.
Em celebração ao Mês das Mulheres, nos dias 19 e 26, as turmas do Programa Educacional participaram de Rodas de Conversa com colaboradoras voluntárias da Pluxee Brasil, Unilever e Roche, empresas parceiras do Instituto Reciclar. Os encontros buscaram refletir sobre a presença feminina nas organizações e inspirar as jovens atendidas pelo programa a partir das experiências das participantes, que atuam em diferentes áreas das multinacionais.
Este ano, o Instituto Reciclar dobrou o número de jovens contemplados pelo Programa Educacional, alcançando 180 participantes apenas no primeiro ano de formação — sendo 60% meninas de 15 a 16 anos que já estão se preparando para suas primeiras experiências profissionais. O programa desenvolve habilidades técnicas e socioemocionais para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho e, no último ano, atingiu o marco de 99% de empregabilidade dos participantes em empresas de referência.
Segundo o Women in Work Index (PwC, 2024), mantendo o ritmo atual, a equidade de gênero no Brasil só será atingida em 50 anos. Essas desigualdades se tornam ainda mais evidentes quando analisadas por renda, etnia e idade. Para enfrentar esse desafio, o Instituto Reciclar fomenta o desenvolvimento de competências socioemocionais dos jovens que, segundo o InfoJobs fator que tem se mostrado determinante nos processos seletivos pelos recrutadores – mais de 70% dos profissionais consideram as softs skills e as hards skills igualmente relevantes para a seleção de novos colaboradores e colaboradoras atualmente.
Por isso, a fim de inspirar e repertoriar as jovens do Programa Educacional sobre o mercado de trabalho, no dia 19, participaram da conversa as colaboradoras da Pluxee Patrícia Araújo (Especialista em Compliance), Soraia Batista (Nutricionista), Ana Rabelo (Analista de Prevenção à Fraude), Fábia Santiago (Especialista em Pagamentos) e Lucilia Almeida (Gerente de RH – HRBP), todas colaboradoras da Pluxee Brasil. Já no último dia 26, os jovens conheceram Ana Carolina de Almeida (Líder Médica de Neurociência e Doenças Raras na Roche) e Ana Paula Santos (Gerente de TI na Unilever).
Momentos como esses ampliam o repertório das jovens a partir da descoberta de suas potencialidades, além de apoiar a exploração de diferentes áreas de atuação e constroem um planejamento de vida e carreira mais estruturado.
Agradecemos às convidadas por compartilharem suas trajetórias e às empresas parceiras Pluxee Brasil, Unilever e Roche Farmacêutica pelo apoio contínuo na missão de impulsionar o desenvolvimento profissional das nossas jovens!