Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar segue apoiando a formação de professores da rede Municipal de ensino em São Paulo

Parceria já dura três anos e colabora com a formação de professores impactando milhares de estudantes.

O Instituto Reciclar por meio do Programa de Apoio à Educação Pública (PAEP) tem uma parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, na qual integra o currículo de Formação da Cidade, uma formação continuada destinada aos Professores de Tecnologia do município. Este é o terceiro ano em que a organização é responsável pela produção das Trilhas de conhecimentos para o desenvolvimento do trabalho, capacitando 1.786 professores orientadores de educação digital (POEDs) nas 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) da capital.

Nesse projeto, professores e estudantes voluntários se envolvem no contraturno escolar, trabalhando no Laboratório de Educação Digital para criar projetos com base nas Trilhas de Conhecimento fornecidas pelo Instituto Reciclar. Elas funcionam como guias para o desenvolvimento dos participantes, abordando temas relevantes e promovendo a aprendizagem prática. No último semestre, o foco da Trilha foi Projetos Sustentáveis, incentivando os alunos a potencializar projetos que estão sendo desenvolvidos na escola e ou resgatar algum que esteja parado. Para isso, os estudantes realizaram uma série de atividades para identificar qual projeto iriam empenhar o trabalho e utilizaram recursos e ferramentas apresentados pelo Instituto Reciclar.

O ponto alto do projeto foi a Mostra de Tecnologia, realizada ao final do percurso. Um evento que reuniu durante dois dias professores e estudantes da rede municipal de ensino, no qual os participantes tiveram a oportunidade de apresentar as soluções e projetos criados e desenvolvidos ao longo do ano. Um espaço que não apenas valoriza o trabalho dos alunos, mas também proporciona o compartilhamento de ideias e inspira outros jovens a se envolverem com a tecnologia e a inovação.  O atual Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula Novaes, esteve presente na Mostra prestigiando os trabalhos apresentados.

Essa parceria abrangente beneficiou um total de 893 escolas na cidade de São Paulo, atingindo mais de 17.860 mil estudantes. Essa iniciativa demonstra o compromisso das partes envolvidas em promover a educação de qualidade e a formação de professores, além de estimular o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e o pensamento crítico entre os alunos. A parceria entre o Instituto Reciclar e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo é um exemplo de como a colaboração pode impactar positivamente a educação pública e o futuro das gerações.

O PAEP reitera o compromisso do Instituto Reciclar de inspirar transformações sociais por meio ao apoio da educação pública de qualidade.