Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar lança novo ciclo de projetos

Visando apoiar a inclusão produtiva de jovens que não são atendidos pela organização, disponibiliza uma série de conteúdos em formato digital.

Após anos de acúmulo de expertises, adquiridas por meio da atuação prática, o Instituto Reciclar inicia um novo ciclo de projetos, que consiste na produção e compartilhamento de conhecimento em três áreas temáticas: Empregabilidade, Formação e Ampliação. Os conteúdos serão disponibilizados em e-books, hotsite, séries de vídeos e podcast, de forma online e gratuita. E buscam contribuir com a qualificação, o desenvolvimento de competências socioemocionais e o apoio à empregabilidade de jovens que não integram o Programa Educacional.

Com materiais diversos, linguagem simples e direta, pretende-se alcançar um público ainda não atendido, além de possibilitar também que os conteúdos disponibilizados sejam suporte para atividades de outras instituições que trabalham com jovens e/ou com a temática da inclusão produtiva. Os projetos serão divididos em três eixos editoriais: Empregabilidade, Formação e Ampliação. Os projetos de Empregabilidade visam apoiar o jovem para a sua entrada ou recolocação no mercado de trabalho. Já os de Formação têm o intuito de contribuir para a qualificação acadêmica, técnica e socioemocional do público alvo. Por fim, os de Ampliação de repertório do mundo do trabalho ambiciona contribuir para o processo de expansão de referências e conhecimentos.

Apoiar a formação qualificada de jovens para inserção e permanência deles no mercado de trabalho também é uma forma de combater o aumento da taxa de desemprego entre esta população. Segundo dados do IBGE do quarto trimestre de 2021, 23% dos brasileiros entre 18 e 24 anos estão desempregados, taxa que sobe para 39% entre adolescentes de 14 a 17 anos.

A primeira produção, é a série Dicas para entrevistas de emprego, que apresenta informações relevantes para aqueles que estão em busca do seu primeiro emprego ou de se recolocar no mercado de trabalho.  Esse conteúdo faz parte do eixo editorial Empregabilidade, e, em sete episódios, curtos, são abordados temas como: Pesquisa, storytelling, perguntas mais frequentes, método STAR, experiências fora do mercado de trabalho, treino da fala, postura e muito mais. 

A série Dicas para entrevistas de emprego já está disponível no canal do Youtube do Instituto Reciclar (clique aqui para assistir).