Pular para o conteúdo

INSTITUTO RECICLAR É RECONHECIDO COM SELO DOAR A+

Em 2021, após participar do processo de mentoria VOA PEX realizado pela Ambev, o Instituto Reciclar conquistou o Selo Doar pontuando em 52 dos 52 critérios.

Ao longo de 2020 e 2021, o Instituto Reciclar participou do programa VOA realizado pela Ambev, no qual funcionários da empresa atuam como voluntários realizando mentorias com a organização social com o objetivo de capacitar a gestão da mesma. Ao final do segundo ano do Programa, a Ambev custeou a inscrição das organizações participantes para o processo de conquista do Selo Doar. Após passar por uma auditoria, o Instituto Reciclar pontuou nos 52 critérios do Selo, conquistando o Selo Doar A+.

O Selo Doar é uma iniciativa do Instituto Doar que tem como objetivo incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência das organizações sociais brasileiras. Para conquistar o Selo, as organizações precisam atender a 52 critérios estruturados em 8 eixos: Causa e estratégia; Governança; Contabilidade e Finanças; Gestão; Recursos Humanos; Estratégia de financiamento; Comunicação; Prestação de contas e transparência. Para conquistar o Selo, é preciso atender a, no mínimo, 43 critérios. Já para o Selo A+ é preciso atender a mais de 48 critérios.
A conquista do Selo Doar veio como reconhecimento do zelo do Instituto Reciclar com sua gestão e transparência, buscando sempre aprimorar seus processos. Ele encerra um ciclo de dois anos ao longo dos quais, por meio do programa VOA Ambev, o Instituto aprimorou seus processos de gestão. No primeiro ano do programa, o Instituto enfocou suas ações no aprimoramento de sua gestão financeira. Já no segundo ano, os Recursos Humanos foram escolhidos como foco dos esforços da organização. A partir desse processo, que contou com o apoio e contribuição de voluntários do time da Ambev, conseguimos atender a todos os critérios do Selo, conquistando a categoria A+.

O Selo Doar é também uma forma de incentivar a participação da sociedade na transformação social por meio das doações. Ao reconhecer as organizações por sua gestão e transparência, o Selo é também um padrão de qualidade para recebimento de doações, atestando que as organizações que o possuem farão bom uso dos recursos recebidos. Com isso, o doador tem certeza de que sua doação está contribuindo para a construção de um futuro melhor para nosso país!

Se você quer contribuir para a atuação do Instituto Reciclar, ajudando-nos a construir um país justo e com oportunidades para todos, é possível fazer uma doação enquanto pessoa física clicando aqui.

Outra forma de apoiar a nossa atuação é por meio do Investimento Social Privado, realizando doações via empresa que permitem, entre outras contrapartidas, a participação dos colaboradores em ações de voluntariado corporativo no Instituto. O Investimento Social Privado é também uma forma de contribuir para o ESG das empresas, ao investir no desenvolvimento da comunidade – o S, de Social. Para saber mais sobre o Investimento Social Privado no Reciclar, entre em contato com: colabore@reciclar.org.br .