Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar consolida sua atuação diversa em 2023

Com o objetivo de transformar vidas por meio da educação e da inserção profissional de jovens, a organização expande seu impacto.

Em 2023, o Instituto Reciclar consolidou sua posição como agente transformador na vida de milhares de jovens em vulnerabilidade social, por meio de seus diferentes programas. Destacamos com orgulho que ao longo do ano, atingimos 72 mil jovens e formamos 3106 professores das redes públicas de ensino das cidades de São Paulo e Pirapora do Bom Jesus, por meio do Programa de Apoio à Educação Pública (PAEP). A expansão do PAEP para a rede estadual de São Paulo é um marco significativo, indicando o alcance crescente do impacto social do Instituto.

Além disso, 220 jovens foram beneficiados pelo Programa Educacional, enquanto outros 80 encontraram oportunidades no Programa de Formação em Tecnologia. A atuação eficaz também se reflete nos 926 jovens que participaram dos Programas de Mentoria, fortalecendo ainda mais a inserção deles no mercado de trabalho.  Contamos ainda com a contribuição de 1066 voluntários de empresas parceiras em ações que são essenciais para a inclusão produtiva dos jovens. Desde consultores técnicos até simulações de entrevistas, visitas nas empresas e palestras, as contribuições dos voluntários estão alinhadas com as necessidades de engajamento das empresas e conectadas aos programas de responsabilidade social corporativa e ESG. Essa interação não apenas enriquece a experiência dos jovens, mas também reforça o compromisso das empresas com a transformação social.

Esses dados refletem o compromisso contínuo do Instituto Reciclar em aumentar e qualificar o impacto da sua atuação e reforça a relevância de atuar para inclusão produtiva. Nossa metodologia, fundamentada em inovação, espírito colaborativo e respeito ao indivíduo, destaca-se por capacitar jovens, buscando ampliar seu acesso à educação e oportunidades de emprego.

Em reconhecimento à excelência e dedicação, o Instituto Reciclar foi classificado pelo sétimo ano consecutivo entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. Além disso, o terceiro ano consecutivo com o Selo de Direitos Humanos e o contemplado com o prêmio, inédito, Nelson Mandela, ambos concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, em reconhecimento da nossa atuação em prol da inclusão e empoderamento de jovens pretos e pardos.

Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do Instituto Reciclar em 2023. Aos jovens por acreditarem em nosso propósito, aos colaboradores pela dedicação incansável, e às pessoas e empresas parceiras que compartilham conosco o compromisso de promover uma transformação na vida de tantos jovens. É graças a essa rede de apoio e confiança que o Instituto Reciclar continua a realizar sua missão com sucesso, impulsionando histórias e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Obrigado a todos que nos apoiam.