Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar começa a atuar no Rio

Em parceria com o JA Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro formará professores e estudantes da rede pública de ensino.

A JA Rio de Janeiro, com seu projeto Innovation CAMP, e o Instituto Reciclar, com seu Programa de Apoio à Educação Pública (PAEP), uniram suas expertises sobre inovação, metodologias e ferramentas, para desenvolver o projeto “ReciclaJÁ: Um projeto inovador de metarreciclagem de e-lixo”. O propósito é trabalhar com a interface entre os conceitos de resíduos tecnológicos e cultura maker, com o objetivo de impactar pessoas e comunidades do ponto de vista social, ambiental e econômico. Assim, transformando as escolas do estado do Rio de Janeiro em polos de coleta e metareciclagem de e-lixo, para que possam colaborar para o desenvolvimento do uso dessa tecnologia em sala de aula, desenvolvendo a criatividade, autonomia, resolução de problemas, entre outras competências socioemocionais.

Nosso objetivo é desenvolver, por meio de um desafio (DOR) proposto, competências e habilidades que se somam aos conhecimentos prévios dos estudantes acerca do universo maker e do design thinking e, dessa maneira, busca-se a ampliação do repertório de jovens das escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, os estudantes, organizados em equipes, devem conceber ideias e soluções inovadoras para elaborar um plano de criação de uma e-sucatoteca na escola e construir uma campanha de arrecadação de resíduos tecnológicos. Assim, o desafio da redução dos resíduos tecnológicos será trabalhado tendo as escolas como elo central.

Durante o processo, os alunos contarão com a ajuda de facilitadores formados que os auxiliarão no desenvolvimento da ideia e apresentação da solução. A primeira escola estadual do Rio de Janeiro que será beneficiada pela parceria entre o Instituto Reciclar e a JA Rio será a Escola Estadual Charles Chaplin, localizada no Jardim Gramacho, na cidade de Duque de Caxias.

O projeto busca transformar o cenário escolar ao destacar a importância do uso de tecnologias para o ensino-aprendizagem e para intervenções quanto à resolução de problemas sociais complexos, sempre buscando desenvolver potenciais e inspirar transformações sociais, gerando a inclusão produtiva e econômica dos jovens estudantes. Esta iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Educação Pública do Instituto Reciclar, que tem o intuito de compartilhar nossa expertise técnica em diversas áreas do saber educacional com professores e educadores das redes públicas de ensino. Em 2022, realizamos a formação de 2700 professores e beneficiamos mais de 52 mil estudantes de diferentes redes públicas de ensino.

A JA Rio integra a Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, estimulando e desenvolvendo estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”. A JA foi fundada em 1919, há mais de 100 anos, e é uma das primeiras organizações a trazer programas de empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. Hoje, a JA Rio trabalha para preparar os jovens para o futuro do trabalho por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho.

Nosso intuito é, juntos, apoiarmos a melhoria contínua da educação pública e o desenvolvimento social!