Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar atua pela equidade de gênero fortalecendo a formação de jovens para mercado de trabalho

Por meio de trilhas de mentoria promove o desenvolvimento profissional de jovens mulheres

Cada vez mais consciente da necessidade de igualdade, a equidade de gênero se destaca como uma peça fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Em particular, no mercado de trabalho, a presença e participação ativa das mulheres é crucial para garantir um ambiente diversificado e inovador. Nesse contexto, o Instituto Reciclar atua como um agente de transformação, promovendo programas específicos que visam impulsionar a equidade de gênero e proporcionar oportunidades igualitárias para jovens em início de carreira.

O Instituto Reciclar, ciente dessa necessidade premente, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de programas de mentoria voltados especificamente para jovens mulheres. Ao oferecer suporte personalizado e orientação, esses programas não apenas capacitam as jovens mulheres a enfrentar os desafios do mundo profissional, mas também as encorajam a almejar posições de liderança em suas carreiras.

Ao estabelecer parcerias com diferentes empresas e organizações em 2023, o Instituto Reciclar desenvolveu junto a elas três Programas de Mentoria comprometidos com a equidade de gênero, são eles: Jovens Mães em parceria com a ONG Amor Philia; Geração Fibra em parceria com o Banco Fibra e Caminho Delas em parceria com a marca Linus.

Essas iniciativas são um ponto de partida para o desenvolvimento profissional das participantes, uma jornada contínua de aprendizado mútuo, e de crescimento para as envolvidas. “Foi muito surpreendente o match que eu tive nas minhas duas experiências com as mentoradas, muita sinergia. O Instituto Reciclar traz a estrutura nas trilhas, nos faz parar para pensar em muitos pontos e são coisas que acabam refletindo na nossa carreira também”, conta Isabela Chusid, fundadora da marca Linus e mentora voluntária no programa Caminho Delas.

As trilhas das mentorias são focadas em conhecimento e autoconhecimento nas quais as mentoras transmitem as vivências e particularidades de suas áreas, auxiliam no desenvolvimento de competências técnicas e soft skills de suas mentoradas e aprendem muito com elas também. “Durante minha trajetória de formação no Instituto Reciclar, tive a oportunidade de participar do Programa de Mentoria da Linus, uma experiência enriquecedora que contribuiu significativamente para o meu crescimento pessoal e profissional”, afirma Kawane dos Santos Moura, jovem do Instituto Reciclar. Acreditamos que o caminho da educação é a chave transformadora para o desenvolvimento social. Agradecemos a todos que estão conosco apoiando o desenvolvimento profissional de jovens mulheres!