Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar atua para a inclusão produtiva de jovens

Conheça a história de mais um jovem que passou pela formação do Programa Educacional e conquistou sua primeira oportunidade profissionalmente.

O primeiro emprego tem diversos impactos na vida de um jovem e das pessoas ao seu entorno, representa o início de uma carreira profissional, a independência financeira, e para muitos, este será mais um recurso para contribuir com as despesas familiares. Sabendo o importante papel que a inclusão produtiva desempenha para a transformação social, o Instituto Reciclar investe em uma formação de qualidade, contribuindo, assim, para a entrada e para a permanência de jovens no mercado de trabalho.

Em 2022, 93% dos participantes que concluíram o Programa Educacional conquistaram uma vaga de trabalho. Entre eles está Gabriel da Silva Araújo, 18 anos, técnico em Tecnologia da Informação e que recentemente foi contratado como jovem aprendiz pelo Banco Alfa. “Eu queria trabalhar assim que tivesse uma oportunidade. Quando ainda estava participando do processo seletivo do Alfa, já fazia planos de quais contas de casa seriam minha responsabilidade e quais as da minha mãe, caso conseguisse a vaga”, conta o jovem. E ele ainda garante que sabe administrar seu dinheiro e, por isso, já em seus primeiros salários, além de apoiar em casa, também conseguiu poupar uma quantia.

Morador da zona oeste da cidade de São Paulo, ele passou boa parte da vida dividindo uma casa de três cômodos com seus irmãos e sua mãe, única provedora da família, até então.  Para transformar a realidade dos filhos, a chefe da família sempre prezou o investimento em educação. Assim, Gabriel chegou ao Instituto Reciclar e lembra: “Minha expectativa antes de entrar no Reciclar era ter apoio na minha formação e definir minha área de interesse profissional, porque eu ainda não tinha ideia do que queria fazer”.

No entanto, a passagem do jovem pelo Programa Educacional também ficou marcada por outro aspecto importante em sua vida. Durante o processo seletivo Gabriel viu que o Instituto Reciclar já havia adotado banheiros neutros (sem gênero), na sede da organização, e isso despertou seu interesse. “Eu e a minha irmã estávamos comentando sobre isso, minha mãe ouviu e me chamou para conversar e então eu contei para ela que me reconhecia como Gabriel”, declara. O jovem que é um homem trans, antes desse dia não dialogava sobre essa questão em casa.

Durante sua trajetória no Instituto Reciclar, Gabriel recebeu todo o suporte necessário para expandir a conversa em família sobre a questão contando com o apoio psicológico e da assistência social, e também no processo de retirada da sua documentação. No final de 2022, além de se formar no Programa Educacional e conquistar o primeiro emprego, ele recebeu sua certidão de nascimento – Gabriel da Silva Araújo.

APOIE A EMPREGABILIDADE DE JOVENS

O Programa Educacional oferece uma formação para jovens entre 15 e 19 anos, em vulnerabilidade social. Durante três anos, eles são estimulados a desenvolverem competências socioemocionais, habilidades técnicas, participam de mentorias e recebem suporte à empregabilidade. Os jovens formados pelo Programa são integrados a um banco de talentos e por meio deles conectados a empresas que buscam profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Para ser um parceiro empregador, contribuindo com a inclusão produtiva de jovens formados pelo Instituto Reciclar, entre em contato pelo e-mail colabore@reciclar.org.br.