Pular para o conteúdo

PARA OTIMIZAR FORMAÇÃO DE JOVENS Instituto Reciclar aposta na participação dos familiares

O Programa Educacional visa atuação em conjunto com responsáveis para oferecer suporte aos participantes durante o processo de qualificação profissional.

No dia 21 de março, aconteceu o primeiro encontro de formação com os responsáveis dos participantes do Programa Educacional, realizado pelo Instituto Reciclar. Com o objetivo de firmar uma rede de suporte para o desenvolvimento dos jovens, apoiando-os na escolha da carreira a partir dos seus sonhos e ajudando-os a trilhar o caminho de qualificação profissional para a inserção deles no mercado de trabalho.

Na ocasião estiveram presentes cerca de 60 familiares, e por meio de uma série de dinâmicas,  trabalharam três temas principais:  empatia, comunicação e expectativas. Divididos em grupos e com o apoio dos educadores do Programa, os responsáveis refletiram acerca da juventude e a partir de algumas questões, traçaram um perfil do Jovem Reciclar. Em seguida, foram convidados a debater sobre os sonhos dos jovens e por fim, conversaram sobre como acontece a comunicação dentro de casa, sobretudo com os jovens.

O encontro também foi uma oportunidade para esclarecer possíveis dúvidas sobre o Programa Educacional. Em um segundo momento, os responsáveis dialogaram sobre quem são os jovens e preencheram a “matriz da persona”, que representa os participantes do Educacional sobre o seguinte pontos: o que eles pensam e sentem; o que eles ouvem; o que eles veem; o que eles fazem ou falam; quais são suas dores, medos e obstáculos; quais são seus ganhos, sonhos e desejos. Sem dúvidas, o ponto alto da formação foi o momento em que após preencherem essa “matriz de persona”, os familiares viram o mesmo instrumento preenchido pelos jovens, expondo a perspectiva deles sobre eles mesmos.

O empoderamento da família sobre a realidade da juventude é fundamental para que eles possam ser o alicerce dos jovens ao longo dos três anos do processo de formação para o mundo do trabalho desenvolvido pelo Instituto Reciclar. 

Nossa atuação busca a educação integral dos participantes, permitindo que eles se tornem agentes multiplicadores de transformação em suas vidas e na sociedade!