Pular para o conteúdo

Instituto Reciclar apoia a criação do Programa Profissional da ONG Amor Philia

Por meio do compartilhamento de expertise, estamos apoiando programa que promove a inclusão produtiva de jovens mães.

O Instituto Reciclar tem acumulado ao longo de 27 anos uma experiência prática na formação de jovens para o mercado de trabalho por meio de diferentes programas sociais. E agora multiplica sua metodologia através da parceria com a ONG Amor Philia, um projeto solidário que atua no atendimento de jovens mães na cidade de Embu das Artes – SP. O principal objetivo desta união é o desenvolvimento de um programa de qualificação e inserção profissional para as jovens mulheres atendidas pela organização parceira.

Estamos apoiando gratuitamente a Amor Philia na construção de um novo programa voltado para a qualificação profissional, exclusivamente de jovens mães, visando a inserção delas no mercado de trabalho. Nosso papel é compartilhar expertise técnica e suportar a criação de projeto.

A nossa metodologia de formação de jovens está baseada em atividades que promovem o aprendizado na prática, a partir de situações reais. A estratégia é investir em uma formação concisa e de qualidade para que os beneficiários se tornem agentes multiplicadores de transformação. O nosso maior objetivo é ampliar a visão dos jovens sobre vocação, habilidades e interesses, além de conectá-los às tendências do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Nesta primeira etapa da parceria, estamos apoiando a construção do currículo das oficinas profissionalizantes e a formação dos educadores da ONG Amor Philia, a implementação inicial contará com quatro oficinas, são elas: Projeto de Vida e Carreira; Leitura, escrita e comunicação oral (LECO); Linguagens matemáticas e raciocínio lógico; Empregabilidade e Atividades Especiais.

Em consonância com esta ação, realizaremos conjuntamente um Programa de Mentoria para 50 Jovens Mães atendidas pela Amor Philia. Por meio de uma trilha de conhecimento e autoconhecimento, o Programa de Mentoria visa o desenvolvimento de competências técnicas e soft skills centradas no mundo do trabalho. Para isso, possui conteúdo sistematizado e um processo de formação e acompanhamento individualizado contínuo, bem como uma plataforma de suporte. Esta coloca o usuário em contato com um profissional do mercado disposto a compartilhar saberes e experiências sobre as mais variadas interfaces do universo do trabalho.

O trabalho em rede das organizações da sociedade civil é fundamental para combatermos as inúmeras desigualdades sociais do nosso país, o compartilhamento de expertise e a multiplicação da nossa metodologia de trabalho só é um passo para alcançarmos esse objetivo.

Agradecemos a ONG Amor Philia pela parceria e por acreditar que juntos podemos promover transformações sociais!