Pular para o conteúdo

Inclusão produtiva de jovens pretos e pardos deve ser prioridade

Ações voltadas à equidade racial marcam o mês de novembro no Instituto Reciclar.

Novembro é marcado pelo dia Consciência Negra e o Instituto Reciclar reafirma o seu compromisso de contribuir com a equidade racial priorizando a formação e a inclusão produtiva de jovens pretos e pardos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua do IBGE, 56,10% das pessoas se declaram negras no Brasil, sendo que 54,9% representavam a maior parte da força de trabalho no país em 2018, movimentando cerca de R$1,6 trilhão por ano.

Em outro relatório do IBGE, que levantou informações sobre as Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, ligadas à distribuição de renda, qualidade de vida, representação política e trabalho, os dados também chamam a atenção. A proporção de pretos e pardos entre as pessoas desocupadas e subocupadas, correspondiam a 64,2% das pessoas que não tinham emprego.
Ainda segundo a pesquisa que mapeou as desigualdades sociais por raça, pela primeira vez, em 2018, os estudantes negros (pretos ou pardos) passaram a ser maioria dos inscritos nas instituições de ensino superior da rede pública do Brasil. Apesar da boa notícia, outros dados já mencionados demonstram a dificuldade de ascensão profissional, por isso, as empresas têm um papel fundamental na construção de uma nova identidade na gestão.

Diante deste cenário a formação de qualidade para inclusão produtiva de jovens, prioritariamente pretos e pardos, torna-se ainda mais relevante e urgente. Nesse caminho, apresentamos algumas iniciativas do Instituto Reciclar em favor da causa racial neste ano.

Programa de Mentoria Bold voltado ao desenvolvimento profissional de jovens pretos e pardos

No início de novembro, na sede da Bristol-Myers Squibb (BMS) em São Paulo, aconteceu o O evento de encerramento das atividades do Programa de Mentoria Bold. Uma parceria entre o Instituto Reciclar e a BMS por meio da Black Organization for Ledearship and Development (BOLD), o foco do Programa foi o desenvolvimento profissional de jovens pretos e pardos, em sua maioria universitários ou recém-formados.

Durante o encontro os participantes puderam trocar relatos sobre a experiência em geral no mercado de trabalho, sobre o impacto da mentoria para o seu desenvolvimento profissional e as ações da empresa em relação à diversidade e inclusão. E ainda contou com a participação da Monique Phillips, líder global do Bold da BMS.

Dandara Canellas, uma das jovens mentoradas do Programa afirma: “O Bold condensou a minha identidade, e me fortaleceu como profissional negra. Foi de uma felicidade imensa ver tantas pessoas negras em posição de liderança, mulheres negras com uma carreira brilhante, colegas mentorados com histórias tão distintas e ao mesmo tempo tão parecidas. Foi uma troca libertadora e inspiradora! ”

Contando com a mentoria de colaboradores da BMS e de empresas parceiras, os jovens participantes passaram por uma trilha com 12 sessões voltadas para o desenvolvimento de soft skills essenciais para a entrada e permanência no mercado de trabalho. Assim, entre fevereiro e novembro de 2022, os participantes abordaram tópicos como o desenvolvimento de confiabilidade, a construção de networking e a empregabilidade.

O Instituto Reciclar realiza palestra sobre equidade racial na Brasilprev

No dia 22 de novembro, o Instituto Reciclar realizou um encontro em parceria com a Brasilprev com o objetivo de refletir sobre a equidade e a empregabilidade com foco em questões raciais. A conversa com os colaboradores aconteceu no auditório da sede da empresa, em São Paulo, e também foi transmitida pela internet.

A abertura do evento foi realizada por Ângela Assis, presidente da empresa. Na sequência Tiago Lins, gerente de Desenvolvimento Institucional do Reciclar, palestrou sobre racismo estrutural, resgatando fatos históricos que contribuíram para construção e manutenção da desigualdade racial no Brasil e seus reflexos no atual mercado de trabalho. O encontro contou ainda com a presença de Jonathan Laranjeira, gerente de Inteligência de Dados da Brasilprev, que compartilhou sua trajetória de vida, sobretudo os desafios para alcançar o cargo de liderança, o qual ocupa atualmente.

A responsabilidade social tem papel fundamental para resolução dos principais e mais importantes desafios sociais, como o racismo e suas manifestações. Por isso, a diversidade deve ser primordial para a produtividade e resultados.

CFO da Dow Latin America fala sobre trajetórias de vida inspiradoras

No dia 25 de novembro, o CFO da Dow Latin America, Edosa Obayagbona visitou a sede do Instituto Reciclar e conversou com os jovens participantes do Programa Educacional sobre trajetórias de vida inspiradoras, cintando duas personalidades políticas: Barack Obama e Kamala Harris.

Além disso, contou um pouco sobre sua própria história e vida, nascido na Inglaterra, seus pais são nigerianos, falou ainda sobre sua formação, os países em que viveu e abordou também sobre a questão do racismo nos distintos lugares. Por fim ressalto que acredita que por meio da educação é possível conquistar seus sonhos, no seu caso conseguiu alcançar uma carreira de sucesso, diferente dos seus antecedentes que não tiveram a mesma oportunidade.

Nosso Programa Educacional tem como objetivo a formação socioemocional e técnica de jovens entre 15 e 19 anos, estudantes da rede pública de ensino. Dentre os jovens beneficiados pelo Programa, 62% se declaram pretos e pardos. Para eles ter a oportunidade de conhecer a história de vida e trajetória profissional de pessoas pretas é fundamental para que possam se inspirar e ter a certeza que eles podem ocupar todos os espaços.

Durante a conversa, o convidado, destacou a importância da Environmental, Social and Governance (ESG), sobretudo no mundo corporativo, como uma ferramenta para a diminuição das desigualdades sociais do mundo.