Pular para o conteúdo

férias no instituto reciclar

Entre os dias 19 a 23 de julho o Instituto Reciclar promoveu uma agenda especial de férias direcionada aos jovens participantes. Uma iniciativa de fomento à cultura e ao diálogo, com atividades lúdicas que estimulam a troca e aproximam a diversão da construção do cidadão plural.

O Programa de atividades nas férias é uma ação promovida por nossa equipe de assistência social em conjunto com o educacional a fim de colaborar para o desenvolvimento de competências socioemocionais fundamentais para a inserção e permanência no mercado de trabalho. Nesse sentido, pode-se destacar a Resiliência, Conscienciosidade e a Cooperação. Além disso, as atividades no período de férias fortalecem o vínculo do jovem com a instituição, mitigando o risco de evasão ao longo do ano.

Para iniciar a semana, os jovens puderam dialogar acerca dos sonhos depois de assistirem ao filme O Tigre Branco. A exposição do propósito central, com protagonista em ascensão, os fez refletir sobre as maneiras de atingir objetivos, como a criatividade e a resiliência podem ser ferramentas poderosas para manter a garra ao longo da jornada de formação e sobretudo puderam debater sobre quais são os limites que devem ser respeitados, considerando a trajetória de vida, crenças e valores de cada um.

No segundo encontro os jovens foram convidados a colocar a mão na massa e testar suas habilidades motoras e suas competências socioemocionais (Resiliência e Cooperação) por meio da Oficina de Percussão, onde tiveram contato com instrumentos e exercícios práticos de ritmo. Segundo dados obtidos por meio da pesquisa da Agenda Juventude Brasil, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude em 2013, a ampliação de repertório cultural torna-se fundamental no momento de transição da vida do adolescente para a vida adulta. Dessa maneira, parte dos esforços da semana de férias se concentraram na promoção do repertório cultural, por meio de experiências artísticas com exposição de filme e música.

Para fechar o ciclo, os jovens foram desafiados a cooperar constantemente um com o outro, explorando ao máximo a empatia, autoconhecimento e cooperação numa tarde dedicada aos jogos. Além de ensinar a lidar com questões socioemocionais, a atividade colaborou para a ampliação da visão de mundo. Sendo assim, os jovens puderam explorar as potencialidades de práticas coletivas, terem novos olhares sobre desafio e explorar novas habilidades como a criatividade, a resolução de problemas e como se orientar frente a um objetivo.

Os jovens que participaram da semana de Férias no Reciclar tiveram a oportunidade de conhecer e desfrutar de diferentes linguagens expressivas, participar de debates, oficina prática de música e se desafiar em diversos jogos. Isso tudo desenvolvendo aprendizados como a melhora do raciocínio lógico e motor, promoção da construção do senso crítico como também propicia o conhecimento sobre si mesmo, contribuindo para a melhora de sua capacidade de comunicação e relacionamento, tão desejados pelo mundo do trabalho sem deixar a diversão de lado.

Promover a construção da pluralidade cultural é promover a educação para desenvolver potenciais e inspirar transformações sociais.