Jovens compartilham suas vivências nos cursos técnicos com os colegas que estão no momento de escolher qual qualificação seguir.

Em outubro, aconteceu a Feira de Troca de Experiências 2022 do Instituto Reciclar, evento que acontece anualmente para fomentar a troca de experiências entre os jovens que participam do Programa Educacional e estão em diferentes momentos da formação. O principal objetivo da ação é promover a interação entre os beneficiários e a circulação do conhecimento.

Os jovens que já estão cursando o ensino técnico dividem-se por área da formação e apresentam para os que estão no momento de escolher a qualificação técnica que irão realizar. Essa é uma importante atividade para que possam conhecer mais sobre a escola técnica, o curso, a rotina no segundo ano do Programa Educacional, mas sobretudo para esclarecer dúvidas com quem já vive o que será a sua futura rotina e também já esteve nessa etapa de escolha.

A nossa metodologia de formação de jovens está baseada em atividades que promovem o aprendizado na prática, a partir de situações reais. A estratégia é investir em uma formação concisa e de qualidade para que os atendidos pelo programa se tornem agentes multiplicadores de transformação.

O nosso maior objetivo é ampliar a visão dos jovens sobre vocação, habilidades e interesses, além de conectá-los às tendências do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Trabalhamos para formar jovens criativos, proativos e protagonistas de suas histórias.

Ao todo, são três anos de Programa, incluindo mentoria e empregabilidade, o que proporciona ao jovem o acompanhamento de um profissional para apoiá-lo nos primeiros desafios do mercado de trabalho. Iniciativas, como a Feira de Troca de Experiências, são um exemplo direto da metodologia baseada em projetos, em que incentivamos os jovens para que este desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira mais independente e participativa.