Pular para o conteúdo

Feira de troca de Experiências do Instituto Reciclar

Jovens compartilham suas vivências nos cursos técnicos com os colegas que estão no momento de escolher qual qualificação seguir.

Em outubro, aconteceu a Feira de Troca de Experiências 2022 do Instituto Reciclar, evento que acontece anualmente para fomentar a troca de experiências entre os jovens que participam do Programa Educacional e estão em diferentes momentos da formação. O principal objetivo da ação é promover a interação entre os beneficiários e a circulação do conhecimento.

Os jovens que já estão cursando o ensino técnico dividem-se por área da formação e apresentam para os que estão no momento de escolher a qualificação técnica que irão realizar. Essa é uma importante atividade para que possam conhecer mais sobre a escola técnica, o curso, a rotina no segundo ano do Programa Educacional, mas sobretudo para esclarecer dúvidas com quem já vive o que será a sua futura rotina e também já esteve nessa etapa de escolha.

A nossa metodologia de formação de jovens está baseada em atividades que promovem o aprendizado na prática, a partir de situações reais. A estratégia é investir em uma formação concisa e de qualidade para que os atendidos pelo programa se tornem agentes multiplicadores de transformação.

O nosso maior objetivo é ampliar a visão dos jovens sobre vocação, habilidades e interesses, além de conectá-los às tendências do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Trabalhamos para formar jovens criativos, proativos e protagonistas de suas histórias.

Ao todo, são três anos de Programa, incluindo mentoria e empregabilidade, o que proporciona ao jovem o acompanhamento de um profissional para apoiá-lo nos primeiros desafios do mercado de trabalho. Iniciativas, como a Feira de Troca de Experiências, são um exemplo direto da metodologia baseada em projetos, em que incentivamos os jovens para que este desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira mais independente e participativa.