Pular para o conteúdo

EMPRESAS PARCERIAS INICIARAM PROGRAMAS DE MENTORIA

Em parceria com o Instituto Reciclar, B3 e Credz realizam a formação de seus estagiários e jovens aprendizes. As mentorias buscam contribuir com o desenvolvimento de soft skills ligadas ao mundo do trabalho.

Ao longo de 2022, o Instituto Reciclar contribuirá com a execução de Programas de Mentoria em parceria com as empresas B3 e Credz. Os Programas possuem objetivo de desenvolvimento de seus colaboradores em posições de entradas, como jovens aprendizes e estagiários. Os mentores serão voluntários das próprias empresas que ocupam cargos de liderança.

Entrar e se manter no mercado de trabalho é um grande desafio, principalmente para jovens que estão no início de suas carreiras. Além das habilidades técnicas, cada vez mais são esperadas competências socioemocionais como resiliência, trabalho em equipe, adaptabilidade, entre outras.

O Programa de Mentoria, busca preparar esses jovens trabalhando os principais aspectos apontados pelas empresas para desenvolvimento de seus colaboradores em posições de entrada como jovens aprendizes e estagiários, como: pensamento analítico, inovação, aprendizagem ativa, resolução de problemas, criatividade e liderança. A Mentoria desenvolvida pelo Instituto Reciclar direciona mentor e mentorado para um conteúdo sistematizado e personalizado de acordo com as necessidades de cada projeto. E essa jornada é acompanhada pela equipe de profissionais do Instituto Reciclar e pontos focais das empresas parceiras, garantindo o apoio para a realização do Programa.

De acordo com a pesquisa FEEx – FIA Employee Experience (edição 2020), dentre os 100 Lugares Incríveis para Trabalhar, 55% das empresas oferecem Mentoria para seus colaboradores. Um programa bem estruturado é capaz de criar maior interação entre colaboradores, desenvolver a diversidade, ser um espaço de desenvolvimento de competências (inclusive para os voluntários), também contribui com a retenção de talentos.

“Em 2021, com os programas de mentoria realizados, o Instituto Reciclar conseguiu beneficiar diretamente 209 jovens das cinco regiões do Brasil. Tivemos a participação de diversos colaboradores de empresas parceiras, que juntos, geraram mais de 4 mil horas de trabalho voluntário. Para 2022, temos a meta beneficiar mil jovens com mentorias, sendo essa uma das estratégias da organização para contribuir com a inclusão produtiva e em paralelo fortalecer as boas práticas de ESG (sigla em inglês que significa environmental, social and governance) das nossas empresas parceiras. ”, relata Carlos Henrique, Diretor Executivo do Instituto Reciclar.
O Programa de Mentoria visa contribuir com o desenvolvimento de competências socioemocionais e a ampliação de repertório para o mercado de trabalho. Se você deseja compartilhar o seu conhecimento profissional beneficiando a carreira de um jovem, inscreva-se clicando aqui e seja um mentor ou se a sua empresa quer se tornar um parceiro do Instituto nos envie um e-mail para colabore@reciclar.org.br.