Em quatro oficinas, a equipe de socioeducadores do Instituto Reciclar pôde se atualizar frente a novas demandas
No final de janeiro e início de fevereiro, os educadores do Instituto Reciclar receberam formação em tecnologias e metodologias da educação, letramento racial, saúde mental e meditação, por especialistas convidados, proporcionando a possibilidade de explorar novas estratégias e ferramentas para melhorar suas práticas pedagógicas e desenvolver habilidades para lidar com questões sensíveis, como o combate ao racismo e o cuidado com a saúde mental dos jovens.
A formação sobre metodologias de ensino, aconteceu na Fundação Getúlio Vargas, onde os educadores foram recebidos por Maria José Tonelli, professora titular no Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e conselheira do Instituto Reciclar. Na ocasião puderam conhecer o CEDEA – Centro de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem da Universidade.
Na FGV os educadores puderam aprender sobre boas práticas no engajamento dos jovens para o uso do celular e da Tecnologia na Educação e também tiveram trocas sobre a formação para a empregabilidade, que faz parte do quadro de oficinas do 1º ano do Programa Educacional do Instituto.
Pensando na inclusão produtiva de jovens em vulnerabilidade para o mundo do trabalho, a formação sobre tecnologias na educação contribuiu para os educadores pensarem suas práticas e produções, fomentando reflexões importantes sobre como a tecnologia está presente de forma transversal na formação com os especialistas Paulo Moura e Ana Paula.
Além de robusta bagagem de referências acadêmicas e culturais, a capacitação sobre “Letramento racial para uma prática educacional antirracista”, ministrada por Roberta Ribeiro da Silva, trouxe muitas reflexões e perguntas importantes para cada educador repensar suas práticas pedagógicas a partir do olhar antirracista, contribuindo para reforçar os princípios de diversidade que temos no programa.
A especialista convidada Mariela Silveira Pons apresentou para os educadores dados científicos e pesquisas acadêmicas na formação sobre “Saúde mental e meditação para práticas educativas”. Foram compartilhados casos de sucesso com jovens em processos pedagógicos a partir da meditação. Em sala de aula foi realizada uma prática de meditação com os educadores.
A troca de experiências e o compartilhamento de saberes entre os educadores durante as formações fortalecem o espírito de colaboração do Instituto Reciclar. Acreditamos que o processo de aprendizado contínuo é essencial para enfrentar os desafios da educação atual e para promover mais inclusão e equidade para todos os jovens.