Pular para o conteúdo

consultores de projetos voluntários para as ocs reciclar

O Instituto Reciclar em busca de seu objetivo maior, a inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho, busca cada vez mais atualizar seu programa educacional estreitando o vínculo com o mundo do trabalho. Nas Oficinas Criativas de Soluções (OCS), os adolescentes desenvolvem habilidades e competências que os tornam mais criativos, proativos e protagonistas de suas histórias.

Nesse sentido, o aprendizado por meio da gestão de projetos, tendo os problemas reais da comunidade como ponto de partida, aproxima os jovens da realidade do mundo do trabalho. Estes projetos são desenvolvidos ao longo do ano e apresentados à comunidade do Instituto (equipe, parceiros e voluntários do Reciclar).

Em 2021, as OCSs terão uma novidade para estreitar ainda mais a relação do jovem com o mundo do trabalho. A participação dos Consultores Técnicos, que são profissionais voluntários que colaborarão com o desenvolvimento dos projetos pensados e executados pelos jovens. Esses profissionais apoiarão com conhecimentos teóricos e práticos, para potencializar os resultados e impactar a comunidade de maneira mais efetiva e trazer a perspectiva do mercado para o processo de aprendizagem dos jovens. Com isso, tornando-os mais preparados para a vida no trabalho.

O match entre os consultores e projetos ocorrerá durante a Feira de Ideias, momento reservado para os jovens apresentarem, por meio de um PITCH, as ideias iniciais dos projetos, seus incômodos e problemas que querem solucionar. Os consultores terão a liberdade de escolher projetos de acordo com seus conhecimentos, interesses e habilidades. A partir desse momento o consultor acompanhará o projeto por meio de encontros periódicos que visam colaborar para a qualidade e eficiência dos projetos que serão implementados.

Esta iniciativa do Reciclar potencializa o processo de formação integral dos jovens, aproximando os jovens do que há de mais atual em diferentes áreas e profissões. Conheça mais sobre o projeto e seja um voluntário nesta iniciativa:

Tiago Lins
tiago@reciclar.org.br