Pular para o conteúdo

conheça o projeto círculo de histórias

“Uma história pode mudar nosso jeito de ver o mundo”. Foi a partir desse pensamento que Fundação Hering, Museu da Pessoa e Instituto Reciclar, três organizações do terceiro setor do Brasil, se uniram para uma iniciativa inédita que busca formar um legado cultural e social por meio de registros de Memória Oral.

O Projeto Círculo de Histórias teve início no segundo semestre de 2019 e chegou ao fim com a exibição, no dia 16 de julho, do lançamento de 10 curtas-metragens, produzidos e editados por jovens do Instituto Reciclar. Os curtas-metragens também farão parte do acervo do Museu da Pessoa, e retratam memórias e momentos marcantes na vida dos jovens, colocando-os como protagonistas de suas histórias.

Para chegarem aos produtos finais, os jovens passaram por uma ampla formação, em que conheceram a premiada metodologia Tecnologia Social da Memória, criada pelo Museu da Pessoa.

O projeto Círculo de Histórias foi viabilizado com o apoio da Fundação Hering, por meio de seu eixo Memória e Cultura, cria e fortalece projetos que valorizam, constroem e salvaguardam histórias. “A escolha da execução do projeto junto aos jovens do Instituto Reciclar foi natural, uma vez que este já era parceiro da Fundação Hermann Hering”, explica Amélia Malheiros, Gestora da Fundação. “A parceria com a Fundação Hermann Hering é, também, uma conexão de propósitos entre duas organizações que enxergam o jovem como transformadores sociais”, avalia Carlos Henrique Lima. “Neste sentido, o Museu da Pessoa chegou para somar, fortalecendo nossos propósitos”, completa.

Registrar a história dos jovens do Instituto Reciclar fomenta um legado cultural e social baseado na diversidade, além de proporcionar uma transformação em suas vidas pessoal e profissional. Para as organizações, parcerias como esta têm um papel importante na construção de uma sociedade com oportunidades para todos, em especial os jovens, que são a maior potência de transformação de nosso país.

Para saber mais sobre o curta produzido pelos nossos jovens acesse o link: https://bit.ly/390QOo1