Pular para o conteúdo

CONHEÇA A VISÃO DOS JOVENS FORMADOS PELO INSTITUTO

100% dos jovens que responderam à pesquisa afirmam que indicariam o Programa para seus colegas e familiares.

Na segunda quinzena de janeiro, uma pesquisa foi realizada com jovens das turmas 2017, 2018 e 2019 formados pelo Programa Educacional do Instituto Reciclar, visando avaliar o trabalho realizado pela organização e o impacto que participar do Programa teve na trajetória profissional dos mesmos. A pesquisa levantou importantes resultados acerca das atividades educacionais, mentoria e formação técnica dos participantes.

Dos que responderam à pesquisa, 100% afirmaram que indicariam o Programa Educacional para seus colegas e familiares. O Programa consiste em um ciclo de três anos que combina oficinas na sede da organização, curso técnico integralmente custeado pelo Reciclar em escolas de referência, Mentoria com profissionais experientes e Apoio à Empregabilidade. Com isso, objetiva-se desenvolver competências socioemocionais e qualificação técnica nos jovens, promovendo, por meio de uma formação integral alinhada às tendências do mercado de trabalho, sua inclusão produtiva.

Em relação às oficinas realizadas na sede da organização, que compõem a trilha educacional do Programa, 89% dos jovens avaliaram as atividades e a didática dos educadores como excelentes. 100% dos jovens apontaram a oficina de Projeto de Vida como uma das que mais os ajudaram em suas trajetórias profissionais, seguida pela Oficina de Leitura, Escrita e Comunicação Oral (81%) e Teatro (72%).

Já as competências socioemocionais mais desenvolvidas foram trabalho em equipe (96% dos jovens), comunicação (92%), proatividade e conscienciosidade (74%, em ambas). Além destas, os jovens ainda apontaram terem desenvolvido as competências de estabilidade emocional (70% dos jovens), criatividade (70%), amabilidade (64%) e extroversão (58%).

A Mentoria e o Curso Técnico, outros dois pilares do Programa Educacional, também se destacam na avaliação dos jovens. 91% dos jovens avaliaram a Mentoria como Muito Boa ou Excelente. Quanto ao curso técnico, 96% dos jovens indicariam seu curso técnico, sendo este responsável por uma mudança total na vida de 68% dos mesmos.

“Esses resultados revelam a aderência do Programa Educacional às demandas dos jovens e às tendências do mundo do trabalho. Além disso, a pesquisa também reitera o compromisso do Instituto Reciclar com a avaliação e qualidade de seus programas. A partir dos feedbacks recebidos, é possível garantir o processo de melhoria contínua do nosso modelo educacional” relata Rafael Villares, Gerente Educacional e Projetos do Instituto Reciclar.