Pular para o conteúdo

Citi Brasil e Instituto Reciclar lançam Programa de Mentoria para jovens

Parceria entre o Instituto Reciclar, Citi Brasil e Cidadão Pró Mundo, visa apoiar a formação de jovens profissionais.

O Citi Brasil, por meio da Associação +Esperança, em parceria com o Instituto Reciclar e a Cidadão Pró-Mundo, iniciou o Programa de Mentoria Citi Women.  A iniciativa é destinada a jovens que se identificam com o gênero feminino, e que participam da Cidadão Pró-Mundo, organização que promove oportunidades de inserção e integração social no Brasil, por meio do ensino de inglês. Com o objetivo de desenvolver soft skills aderentes às necessidades do mercado de trabalho, o Programa conta com a experiência profissional de mentores que integram a equipe de colaboradores do Citi.

A equidade de gênero no mercado de trabalho, sobretudo em cargos de gestão e liderança, é uma problemática mundial. No Brasil o cenário não é diferente, mesmo as mulheres sendo a maioria da população do país 52%, os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNDA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o 1º trimestre de 2022, mostram que elas representam 13,7% entre as pessoas desempregadas. Atendo a essa necessidade o Programa de Mentoria Citi Women está contribuindo com a qualificação profissional e inclusão econômica de 45 jovens, destas 72% pretas e pardas, residentes em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Fazem parte da trilha de mentoria temas como resiliência, adaptabilidade, comunicação, empatia, além da própria troca e desenvolvimento da dupla. É o caso de jovens como Laís Lima Silva, 21 anos, moradora do bairro do Capão Redondo, em São Paulo, que já iniciou sua trilha, juntou-se ao seu mentor e relata um pouco de suas expectativas e o resultado após a primeira sessão. “Sou estudante universitária, no curso de Propaganda e Marketing e atualmente estou à procura de um estágio. Vi nesse Programa uma oportunidade de me desenvolver pessoalmente e profissionalmente.  Já realizei a primeira sessão e foi incrível! Além de toda a conversa e troca de informações, achei muito legal o fato do meu mentor e eu termos diversos pontos de afinidades, como realização de intercâmbio, um dos meus sonhos”, relata.

Para realização do Programa serão doadas mais de 500 horas voluntárias. As sessões acontecem entre os meses de julho e dezembro. Agradecemos ao Citi e seus voluntários, a Associação +Esperança e a Cidadão Pró-Mundo pela parceria!