Pular para o conteúdo

CÍRCULO DE HISTÓRIAS VALORIZA TRAJETÓRIA DOS JOVENS

“Uma história pode mudar nosso jeito de ver o mundo”. Foi a partir desse pensamento que Fundação Hering, Museu da Pessoa e Instituto Reciclar, se uniram para uma iniciativa inédita que busca formar um legado cultural e social por meio de registros de Memória Oral. O Projeto Círculo de Histórias, que chegou ao fim em dezembro.

No projeto, os jovens do Reciclar, os jovens participaram de uma série de encontros nos quais a premiada metodologia “Tecnologia Social da Memória”, do Museu da Pessoa, lhes foi apresentada a fim de que contassem momentos marcantes de suas histórias de vida. A metodologia é a mesma usada pelo Museu para a produção do seu acervo e já alcançou 70 municípios, 5300 alunos e 1500 organizações sociais e comunidades em todo o mundo. Durante a formação, o grupo ainda aprendeu técnicas de edição de vídeo e de imagens, ampliando suas competências técnicas.

As histórias registradas pelos jovens serão lançadas em fevereiro e irão compor o acervo do Museu da Pessoa, o que é motivo de orgulho para o Reciclar. Para Fundação Hering e para o Museu da Pessoa o registro das histórias e as narrativas dos jovens atendidos pelo Reciclar fomentam um legado cultural e social baseado na diversidade, além de proporcionar uma transformação em suas vidas pessoal e profissional.