Pular para o conteúdo

CEO do Banco BMG conversa com jovens do Instituto Reciclar

Única mulher presidente de um banco de capital aberto no Brasil, realiza palestra sobre liderança feminina para jovens mulheres.

No mês de outubro, Ana Karina Bortoni Dias, CEO do Banco BMG, esteve no Instituto Reciclar para falar sobre “Os desafios das mulheres no mercado de trabalho”, com as jovens mulheres participantes do Programa Educacional. Durante o encontro a convidada contou um pouco sobre sua trajetória de vida e sobre liderança feminina.

Para o Instituto Reciclar promover atividades como esta são fundamentais para que os jovens tenham exemplos e inspirações para a carreira profissional deles. Única mulher presidente de um banco de capital aberto no Brasil, Ana Karina está no ranking das 500 Pessoas Mais Influentes da América Latina em 2022 da Bloomberg Línea e em 2021 venceu a categoria CEO do Ano no Prêmio Consumidor Moderno. Na ocasião ela compartilhou com as presentes um pouco de sua jornada, como saltou do mundo acadêmico em Ciências Químicas para o setor financeiro tornando-se reconhecida no meio.

Ao longo da conversa a CEO do banco contou como é estar à frente de transformações importantes no BMG, sobretudo no cenário tecnológico da instituição e de implementar políticas de diversidade. Mostrando para as jovens os desafios enfrentados por uma liderança feminina, mas sobretudo como contorná-los e construir uma carreira de sucesso. A jovem Paloma Graziela Correa da Silva, escutou atenta a história da Ana Karina, aproveitou o momento para fazer perguntas e conhecer mais do mundo profissional a partir da ótica do recorte de gênero.

“É de suma importância a representatividade das mulheres em cargos de liderança, a participação da Ana Karina trouxe motivação para nós. Durante o bate papo tive a perspectiva que o ato de liderar está no nosso dia a dia e mesmo diante dos desafios. Além disso, aprendi sobre a liderança centrada que agregará para mim e para meu projeto. Agradeço por esse grande momento de troca de experiência e conhecimento”, afirma a jovem.

Junto a mais seis jovens do Programa Educacional Paloma desenvolve o projeto “Elas na Chefia”, que visa criar um banco com dicas e motivações de líderes femininas de referência, buscando a equidade de gênero conectando mulheres com o mundo empresarial. O trabalho é realizado no âmbito da Oficina Criativa de Soluções, que utiliza a metodologia de gestão de projetos partindo de problemas reais, e tendo o objetivo de formar os jovens dentro da realidade do mundo do trabalho.

O Instituto Reciclar e as jovens mulheres atendidas em nosso Programa Educacional agradecem a Ana Karina pela oportunidade do bate papo e por toda inspiração. Muito obrigado!