Pular para o conteúdo

BMS E RECICLAR LANÇAM AÇÃO PARA JOVENS PRETOS E PARDOS

Instituto Reciclar e Bristol Myers Squibb iniciam programa que busca contribuir para potencializar a carreira de jovens profissionais pretos e pardos.

Na segunda-feira, 21/02, foi realizado o evento de lançamento do Programa de Mentoria para Jovens Profissionais Pretos e Pardos, realizado pelo Instituto Reciclar em parceria com a Bristol Myers Squibb (BMS). O evento foi realizado na sede da empresa, e foi direcionado aos colaboradores da BMS que atuarão como mentores no Programa, que visa promover a equidade racial por meio do apoio à entrada e ascensão de jovens profissionais pretos e pardos no mercado de trabalho.

Para participar do Programa, foram selecionados 50 jovens entre 21 e 29 anos. Dos selecionados, 60% identifica-se com o gênero feminino, 84% autodeclaram-se pretos e 16% autodeclaram-se pardos. Os jovens são provenientes das cinco regiões do Brasil, sendo os estados com maior número de beneficiários São Paulo (22), Rio de Janeiro (6), Minas Gerais (6) e Bahia (5).

Quanto à escolaridade, 50% dos jovens possuem ensino superior completo e/ou pós-graduação, enquanto 50% estão cursando a graduação. Apesar dessa qualificação, 30% está atualmente desempregado e 50% possui renda familiar de até 2 salários mínimos. “Dado o nível de escolaridade dos beneficiados, é possível perceber que os jovens já possuem competências técnicas e, assim, a Mentoria busca desenvolver soft skills para que estes possam potencializar a sua carreira, estando mais preparados para programas de trainee e estágio, além de outras oportunidades profissionais”, aponta Tiago Lins, gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Reciclar.

O Programa de Mentoria visa agir sobre as barreiras, tanto internas quanto externas, que impedem a população preta e parda de inserir-se e ascender no mercado de trabalho, ao promover o desenvolvimento de importantes soft skills aderentes ao universo profissional. A partir da participação no programa, os mentorados passarão a compor um Banco de Talentos qualificado para prospecção a vagas de emprego. Com esse programa, o Instituto Reciclar reitera sua atuação por um mercado de trabalho equitativo, contribuindo para um país justo e com oportunidades para todos.