Pular para o conteúdo

Banco Fibra e Instituto Reciclar impulsionam jovens para o sucesso profissional

O Programa visa o desenvolvimento de jovens estagiárias da empresa fortalecendo o vínculo com os colaboradores voluntários.

O Banco Fibra, um dos mais recentes apoiadores do Instituto Reciclar, está direcionando investimento social privado para capacitar jovens, promovendo sua entrada e crescimento no mercado de trabalho. Com um compromisso compartilha de investir no futuro dos jovens e promover oportunidades igualitárias. Em colaboração com o Instituto Reciclar, o banco está lançando o Programa de Mentoria Geração Fibra, que tem como objetivo fundamental investimentos na carreira de jovens mulheres autodeclaradas pretas e pardas que participam do programa de estágio da empresa. 

O Programa conta com a participação, fundamental, dos colaboradores voluntários do Banco Fibra, participantes como mentores. Eles se dedicam a transmitir não apenas habilidades técnicas, mas também competências interpessoais essenciais para o âmbito profissional e pessoal das mentoradas. Por meio de encontros guiados a partir de uma trilha composta por      sessões, abordam temas como: Roda da Vida, Autoconsciência, Plano de Ação, entre outros. Esses assuntos são específicos para ampliar o repertório das jovens, capacitando-as para enfrentar desafios e a se destacar no mundo do trabalho.

O panorama atual demonstra que, embora mais da metade da população brasileira seja composta por autodeclarados pretos e pardos, 56% segundo Censo 2022, essa diversidade ainda não se reflete nos escalões superiores do mercado de trabalho. Pesquisas indicam que a representatividade é especialmente baixa em cargos de liderança. Neste sentido, o Programa de Mentoria Geração Fibra busca não apenas capacitar jovens talentos, mas também quebrar barreiras e preconceitos, contribuindo para uma mudança real na composição dos quadros profissionais disponíveis atualmente.

O programa se estenderá por seis sessões, programadas de setembro de 2023 a fevereiro de 2024. Além disso, a plataforma Mentú – desenvolvida pelo Instituto Reciclar – é uma ferramenta central para a organização e realização das sessões de mentoria. A plataforma também oferecerá recursos para atividades prévias à sessão, aprimorando a experiência e o aprendizado dos participantes.

O Instituto Reciclar agradece ao Banco Fibra pela parceria que, sem dúvida, fortalece e amplia nossa missão de promover a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social!