Page 30 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
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fundamental saber estabelecer e reconhecer padrões de modo que se possa identificar soluções que são aplicáveis a diferentes contextos. Padrão, por sua vez, pode ser compreendido como um conjunto de semelhanças, de regularidades encontradas em um universo de análise. Ao identificar padrões de problemas, é possível generalizar soluções.
Também fundamental para a resolução de problemas é o emprego da lógica. O raciocínio lógico busca dar sentido às coisas observando, coletando dados, pensando sobre os fatos conhecidos e, então, descobrindo as coisas com base no que já se sabe. Dessa forma, ele é fundamental não apenas para o aprendizado da Matemática, mas de todas as outras disciplinas, uma vez que ele desenvolve competências de pensamento crítico e autônomo que permitem ao estudante ter uma visão crítica do mundo, compreender informações e estabelecer uma leitura crítica delas, argumentando a partir de seu ponto de vista. O pensamento lógico é essencial para o desenvolvimento da criatividade, para que se possa criar o que se imaginou, e também aprender com falhas por meio da reflexão para criar uma nova solução, ou melhorar a existente.
Novamente, os professores foram convidados a se engajarem em desafios e exercícios que buscam trabalhar esses conceitos de forma interativa e “mão na massa”, fomentando a apreensão do seu racional e a sua transposição para o contexto escolar. Além disso, como atividades assíncronas, os educadores foram convidados a realizarem o curso Learning Creative Learning (Explore a Aprendizagem Criativa) desenvolvido pelo MIT e, em seguida, a criar um novo projeto a partir do diálogo com a biblioteca de projetos.
3 PROGRAMANDO DESPLUGADO: IF E ELSE E O LOOPING DE REPETIÇÃO
O terceiro módulo centrou-se no desenvolvimento da lógica “If e Else” (Se e Se não) que está presente em diversas linguagens de programação. O encontro foi desenvolvido de forma a garantir que os professores recebessem todo o suporte para tornar esse conceito mais sólido aos estudantes, antes de iniciar o processo de aprendizado de programação.
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