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ENCONTROS SÍNCRONOS
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 28 | Programa de apoio à Educação Pública - Relatório 2021
COMPUTAÇÃO DESPLUGADA:
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
O primeiro módulo do curso buscou demonstrar, de maneira prática e simples, o funcionamento da lógica de programação, definida como a maneira de estruturar logicamente um pensamento levando em conta uma sequência de passos para resolver um problema, possibilitando a compreensão do pensamento do computador como lógico e exato, em contraposição ao do humano, interpretativo. Por meio de diferentes exercícios replicáveis em sala de aula, o encontro abordou os conceitos de pensamento algorítmico, abstração e decomposição. Além disso, foi explorado o conceito de STEAM.
São diversos os pontos de contato entre a metodologia STEAM e a educação digital. Nesse sentido, utilizar o STEAM para o trabalho com a educação digital torna-se fundamental para se alcançar bons resultados. Sendo assim, podem-se listar as seguintes intersecções:
• Desenvolvimento do saber científico;
• Metodologia de trabalho por projetos; • Aplicação da robótica;
• Cultura Maker;
• Uso da programação.
Durante o encontro, também foi contemplada a discussão sobre pensamento algorítmico, que foi definido como uma sequência de ações que levam à execução de uma tarefa. Nesse sentido, pode-se interpretar o algoritmo como um guia, uma receita de instruções que resultam em uma meta final. Também foi trabalhado o conceito de abstração, ou seja, a ação de simplificar as coisas para nos ajudar a gerenciar a complexidade. Dessa maneira, os























































































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