Page 29 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
P. 29

POEDs puderam identificar quais eram os aspectos mais importantes do problema apresentado e ocultar detalhes específicos que não precisam ser explorados. Por fim, alguns exercícios foram realizados para que os educadores pudessem compreender o sistema de decomposição, que consiste em dividir os problemas em partes menores e mais gerenciáveis e, em seguida, focar na solução de cada uma dessas partes. Assim, foi possível aos educadores compreender que decompor um problema complexo facilita a sua resolução, uma vez que o problema maior é dividido em partes menores para que se tornem simples e fáceis de resolver. Como atividade complementar (assíncrona), os educadores tiveram que desenvolver uma atividade de educação digital, usando um dos conceitos abordados no encontro. O foco residia na integração de conhecimentos e no desenvolvimento de competências socioemocionais, promovendo, com isso, o pensamento crítico sobre os conteúdos abordados e toda a singularidade do contexto escolar.
2 COMPUTAÇÃO SEM COMPUTADOR: ENTENDENDO A LÓGICA BINÁRIA
No segundo módulo, foi discutido o conceito de Aprendizagem Criativa e como trabalhá-lo em sala de aula com vistas a estimular a curiosidade, criatividade, proatividade e autonomia dos estudantes.
Em seguida, foram abordados os conceitos de sistema binário, lógica de programação e interpretação das informações pelo computador. Quanto ao primeiro, foi discutido o seu papel central no modo como as informações de todos os tipos são armazenadas nos computadores. Entende-se por binário qualquer informação transmitida a partir de apenas duas opções. Essas opções são chamadas de alfabeto binário. Assim, compreender o binário pode solucionar muitos mistérios dos computadores, porque em um nível fundamental eles são apenas máquinas para ligar e desligar dígitos binários.
Os educadores também se debruçaram sobre os conceitos de generalização e padrões. Generalização consiste em pegar uma solução (ou parte de uma solução) para um problema e generalizá-la para que possa ser aplicada a outros problemas e tarefas semelhantes. Por essa razão, é
 INSTITUTO RECICLAR
| 29




























































































   27   28   29   30   31