Page 32 - Instituto Reciclar - Relatório Tecnico
P. 32

Por fim, também foi abordada a questão da avaliação de problemas no sistema de programação, com exercícios que buscam incentivar a procura de soluções. A centralidade da avaliação decorre do fato de que, dentro do sistema da lógica de programação, é natural se deparar com os bugs - problemas apresentados quando o sistema não conseguiu realizar a leitura adequada ou por qualquer motivo foi danificado. Desse modo, a avaliação do problema e a busca criativa por uma solução são partes fundamentais da programação. Neste tópico, foram apresentados exercícios de avaliação de bugs, cujos objetivos são o desenvolvimento, nos alunos, das capacidades de avaliação, busca criativa de soluções e o manejo da frustração frente aos erros.
Ao longo dos três encontros, os educadores puderam se apropriar de tais conceitos de forma prática e dialógica, trocar experiências entre si, sendo não apenas repertoriados com atividades aplicáveis em sala de aula, mas também estimulados a criar outras a partir das apresentadas. Assim, dentro das metodologias desenvolvidas, buscou-se a valorização de suas distintas formações, o intercâmbio de perspectivas e a cocriação, permitindo que os educadores se posicionem como mediadores, capazes de desenvolver as atividades com as quais os alunos aprendam na prática, sempre levando em conta a singularidade de sua realidade escolar e de seus estudantes.
MATERIAIS PARA ATIVIDADES ASSÍNCRONAS
Material de Apoio
151 slides que abordam todos os conceitos teóricos explorados ao longo dos módulos, bem como exercícios mão-na-massa e, ao final, uma Biblioteca de Projetos com atividades a serem aplicadas em sala de aula junto aos estudantes. Foi feita uma curadoria de exercícios disponibilizados em diversas plataformas de conteúdo didático, tais como as MIT, CS UNPLUGGED e UNICAMP, sendo estas predominantemente estrangeiras, com a tradução de exercícios de modo a democratizar
 32 | Programa de apoio à Educação Pública - Relatório 2021





























































































   30   31   32   33   34